NOTÍCIAS DE AFUÁ
29/09/2014
Afuá
INCUBADORA PARÁ CRIATIVO PROMOVE OFICINA EM AFUÁ, NO MARAJÓ.
 

Na última semana, o Pará Criativo esteve presente no município de Afuá, na Ilha do Marajó, para levar a oficina Elaboração de Projetos Culturais, ministrada por Alexandre Sequeira. Cerca de 20 alunos, entre funcionários públicos municipais, artistas e professores, participaram da ação. Gratuita, a iniciativa teve o apoio da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam), Instituto de Artes do Pará (IAP) e prefeitura.

O público da oficina foi heterogêneo. Alguns já tinham um claro entendimento de projetos, captação de recursos e gestão, e outros ainda estavam em um estágio inicial, como o pedagogo Elielson Viana, que atualmente trabalha no Centro de Referência da Assistência Social de Afuá. Interessado em colocar em prática o seu projeto de resgate de lendas do município por meio de animações gráficas, ele procurou a oficina para conhecer as ferramentas necessárias. “Na faculdade eu já tinha visto algo sobre elaboração de projetos, mas era mais focado na parte didática. A questão de empresas, patrocínios e contrapartidas foi novidade para mim”, disse.

A representante da Secretaria de Cultura do município, Carina Miranda, ajudou na organização e participou também como aluna da oficina. “Neste momento, estamos fazendo o levantamento das potencialidades de Afuá, levantando informações sobre hospedagens, alimentações e grupos turísticos. Queremos oferecer acesso fácil à informação ao turista que vier a Afuá. A capacitação do público da cidade e também dos funcionários públicos é muito importante para o fortalecimento do município”, afirmou.

A oficina também teve representantes da cidade de Anajás, entre eles, o secretário de Cultura, Hellison Queiroz. Como administrador de uma pasta da prefeitura, ele já apresentava experiência em elaboração de projetos, mas a oficina apresentou novas maneiras de captação de recursos. “Foi muito interessante participar, pois pude aprender coisas novas. A partir do nosso grupo de trabalho, tivemos a ideia de fazer um encontro cultural com todos os municípios do Marajó, em uma só cidade. Cada município apresentaria as particularidades da sua cultura, culinária, teatro e dança, numa grande festa”, revelou.

Alexandre Sequeira avaliou como positiva a ação em Afuá. “A cidade tem um perfil cultural e já se apresenta como um produto muito interessante. A turma estava muito motivada e todos estavam envolvidos na possibilidade de avançar nas questões culturais. Foi falado até da criação de um fórum, um grupo de gestão e discussão de projetos culturais, e isso pode ser muito positivo para o município”, assinalou o instrutor.

No mês de outubro, a Incubadora Pará Criativo vai levar a oficina de elaboração de projetos culturais aos municípios de Curralinho e Cachoeira do Arari, também no Marajó. Nestes módulos, a ministrante será a pedagoga, especialista em Gestão com Responsabilidade Social, educadora social e produtora cultural Carmen Ribas.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000