NOTÍCIAS DE AFUÁ
01/04/2015
Afuá
AMAM ELEGE NOVA DIRETORIA
 

A Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam), elegeu ontem (31) a nova diretoria para o biênio 2015/2016. Apenas uma chapa disputou o pleito sendo eleita por unanimidade pela maioria dos prefeitos que compõe e associação.

Para presidente foi reconduzida a prefeita de Ponta de Pedras, Consuelo Castro; na vice presidência foi eleito o prefeito de Bagre, Cledson Farias Rodrigues, como secretário, o prefeito de Curralinho, José Leonaldo Arruda e no cargo de tesoureiro, o prefeito de Salvaterra, Valentim Lucas Oliveira. Para compor o Conselho Fiscal, os prefeitos eleitos foram: José Antônio Xarão Leão, de Breves; Adiel Moura de Souza, de Melgaço; Vivaldo Mendes, de Anajás e Eliudo Santos Pinheiro, de Afuá. Dessa maneira, procurou-se contemplar todas as regiões do Marajó como os campos, as florestas e as ilhas.  

Todos os prefeitos pregaram coesão e união em torno de causas comuns em uma pauta que prioriza os seguintes temas: pacto pela educação, com mais investimentos e qualificação de professores; regularização dos repasses da União e do Estado em programas da saúde, educação, infraestrutura, abastecimento de água e saneamento e investimentos em novos aeródromos, estações hidroviárias e abertura de estradas a fim de interligar o arquipélago entre si e o continente.

A presidente eleita, Consuelo Castro, destacou a importância do apoio das bancadas de deputados federais e estaduais paraenses a fim de sensibilizar o Poder Executivo da necessidade de um olhar diferenciado para o Marajó, sob pena dele  continuar amargando os piores IDHs do Brasil. " Vamos para a Marcha dos Prefeitos em Brasília, em maio próximo, exigir que o Governo Federal cumpra seu compromisso de implantar o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Marajó que anda a passos de cágado e melhorar os repasses federais que escasseiam a cada ano enquanto as prefeituras assumem cada vez mais compromissos e perde seu poder de investimentos ", desabafa.

Os prefeitos querem lutar pela implantação da energia elétrica e internet banda larga em todo o território, que se arrasta há anos; maiores investimentos no setor produtivo com ênfase para o extrativismo e a agropecuária e o programa "asfalto na cidade", que o Governo do Estado tem compromisso de retomar à partir de junho, com o fim das chuvas.

Ficou decidido ainda que os festejos de 20 anos da Amam, no mês de maio, serão realizados em dois municípios marajoaras, Muaná e Afuá, tendo como convidados os principais organismos dos governos federal e estadual, a fim de debater questões como regularização fundiária e urbana com documentação definitiva de propriedade; assentamentos rurais; linhas de crédito para cooperativismo e produção; incremento do turismo através dos recursos do BID dentre outros.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000