NOTÍCIAS DE PONTA DE PEDRAS
11/06/2015
Ponta de Pedras
MUNICÍPIO DE PONTA DE PEDRAS SEDIA REGIONAL DOS JOGOS ESTUDANTIS DO PARÁ
 

A cidade de Ponta de Pedras sediou mais uma etapa regional dos Jogos Estudantis do Pará (JEPs). A cerimônia de abertura da competição foi realizada nesta quarta-feira, 10, no ginásio Diniz Gomes. Participam desta regional as delegações de Ponta de Pedras e Muaná, que competirão nas modalidades de xadrez, vôlei de praia, tênis de mesa e futsal, na categoria A, 12 a 14 anos, e Categoria B, de 15 a 17.

O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), em parceria com as prefeituras locais. Os JEPs têm como finalidade proporcionar uma educação integral; desenvolver o intercâmbio social desportivo entre os estudantes; fomentar as boas relações entre os professores e alunos; estabelecer uma união segura entre a classe estudantil; estimular a prática desportiva como instrumento imprescindível à superação do indivíduo, além de contribuir para a formação da personalidade do aluno e revelar novos talentos no esporte.

Segundo o diretor de Esporte Estudantil de Ponta de Pedras, Júnior Malato, a competição sempre deixa resultados positivos para a cidade. "Sediar competições esportivas incentiva a prática entre os jovens, deixando um legado maravilhoso para o município. Com os jogos estudantis os alunos têm a possibilidade de competir a nível nacional e mostrarem os seus talentos", destacou ele.

Superação

O atleta Kelison Vieira entrou com a tocha, acendeu a pira olímpica e também fez o juramento dos jogos. Kelison tem 15 anos e perdeu a visão aos 10, estuda na Escola Municipal Romeu Ferreira dos Santos, de Ponta de Pedras, e é atendido, uma vez por semana, pelo Instituto Álvares de Azevedo, em Belém, onde recebe acompanhamento específico.

Ele foi incentivado pelos professores a competir na natação paralímpica e, em agosto de 2014, participou dos Jogos Paralímpicos Escolares Paraenses, sendo campeão no nado de costas 100 metros, nado peito 50m e nado peito 100m. Em novembro participou do Jogos Escolares Paralímpicos, que aconteceram em São Paulo, e ganhou medalha de ouro nos 100m peito e bronze no nado costa, sendo um orgulho para o esporte paraense e principalmente para o município de Ponta de Pedras, onde tudo começou. "Quero muito competir representando o Brasil na Paralimpíada", disse ele.

Segundo Lúcio Hackenhaar, técnico em desporto do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), o esporte contribui para a formação do cidadão. "É um trabalho voltado para a formação do adolescente e jovem, enaltecendo a prática esportiva com fundamento na formação da cidadania", afirmou ele.

Incentivo

O município de Ponta de Pedras vem se destacando no incentivo aos esportes. A atual gestão já construiu duas quadras poliesportivas e possui projetos que estimulam a prática esportiva nas escolas e ajudam no desempenho dos estudantes, assim como afastam os jovens das ruas.

O município já sediou duas vezes o JEPs e o Campeonato Paraense de Futebol de Salão. Com isso, a prática esportiva na cidade cresceu muito. Ponta de Pedras foi campeão de futsal e no vôlei de quadra dos Jogos Abertos do Pará no ano de 2014, assim como no basquete na fase regional dos JEPs, em 2012.

"É importante estimular através do esporte coisas boas para a vida do estudante, como disciplina e espírito competitivo, para que o jovem possa alimentar a autoestima e ficar fora do mundo das drogas. No meu primeiro governo fizemos um ginásio de esportes e agora fizemos mais dois, para que as escolas possam utilizar e, assim, damos incentivo à prática esportiva estudantil, com o intuito de formar campeões no esporte e na vida", declarou Consuelo Castro, prefeita de Ponta de Pedras.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000