NOTÍCIAS DE PONTA DE PEDRAS
02/04/2013
Ponta de Pedras
BANDA SINFÔNICA DE SÃO PAULO SERÁ ATRAÇÃO DO "MÚSICA DAS AMÉRICAS".
 

BANDA SINFÔNICA DE SÃO PAULO SERÁ ATRAÇÃO DO "MÚSICA DAS AMÉRICAS".

 

Em abril, Belém será um dos principais centros latino-americanos de estudos e debates sobre o aprimoramento artístico e musical das bandas de música e sinfônicas. A capital do Pará vai sediar, entre os dias 17 e 21, o “Música das Américas”, evento voltado especialmente para bandas de música. Nesse período, Belém receberá bandas musicais de municípios do interior, como Vigia de Nazaré, São Caetano de Odivelas e Ponta de Pedras, além de convidados especiais, entre os quais a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, que se apresentará pela primeira vez no Pará.

 

O “Música das Américas” faz parte da primeira fase do XXVI Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa). O objetivo é ser um fórum permanente de discussão e cooperação de projetos, destinados a fortalecer os laços culturais e musicais entre os países da América Latina, proporcionando o desenvolvimento artístico, a educação musical e a integração social dos participantes.

 

Durante o evento, os músicos das bandas vão aprimorar a técnica e desenvolver a pesquisa e a prática interpretativa. As atividades são voltadas para regentes, compositores, arranjadores e instrumentistas, de sopro e percussão.

 

Participarão maestros, compositores e arranjadores renomados, que ministrarão palestras, seminários, master classes de regência, e cursos sobre gestão de projetos e reparo de  instrumentos. Eles também participarão de grupos de estudo e concertos com as bandas. Oito concertos serão realizados, com um repertório de 60 obras de diversos compositores, enfatizando composições brasileiras e latino-americanas.

 

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo (Bsesp), uma das atrações do evento, foi criada em 1990, e se dedica há 23 anos à música de concerto. Em função do trabalho desenvolvido nessa área, se tornou referência no Brasil e na América Latina.

 

A Bsesp virá ao Pará com 70 músicos, para duas apresentações. A primeira será no concerto de abertura, no dia 17 de abril, no Theatro da Paz. A Bsesp também atuará como banda residente, com seus músicos se apresentando com as bandas paraenses.

 

Aprimoramento - O “Música das Américas” é uma realização do Governo do Pará, por meio da Fundação Carlos Gomes (FCG), realizado com o objetivo de mostrar a importância do aprimoramento das bandas no Estado, dedicando a elas a primeira fase do Fimupa.

 

"Ao dedicar toda uma fase do Festival para o desenvolvimento das bandas de música, e possibilitar um olhar mais cuidadoso para a banda sinfônica, como um elemento a ser desenvolvido pelas bandas de música, o Pará, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Carlos Gomes, sinaliza que é necessário dar uma maior atenção à formação musical, e que está atento para as bandas de música, de onde saem mais de 75% de todos os músicos que se se tornam profissionais em orquestras sinfônicas, bandas sinfônicas, bandas militares, escolas e conservatórios musicais, projetos sociais etc.'', ressaltou Marcelo Jardim, diretor artístico do Festival Internacional de Música do Pará - Fase I - "Música das Américas".

 

 

 

O concerto de abertura será às 20h30 do dia 17 (quarta-feira), no Teatro da Paz, com a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo (Concerto 1), sob a regência e Marcelo Jardim e Dario Sotelo. A direção artística é de Marcos Sadao Shirakawa, tendo como assistente de direção artística, Mônica Giardini. No repertório, obras de Alexandre Travassos, Hudson Nogueira, Edmundo Villani-Côrtes, Victoriano Valência, Fernando Oliveira e Cyro Pereira.

 

 

 

Serviço: XXVI Festival Internacional de Música do Pará – Fase I – “Música das Américas” - Desenvolvimento Artístico, Educação Musical e Integração Social através das Bandas Sinfônicas. Período: 17 a 21 de abril de 2013. Promoção: Governo do Pará/Secult e Fundação Carlos Gomes.

 

Fonte: APN


Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000