NOTÍCIAS DE PONTA DE PEDRAS
15/08/2013
Ponta de Pedras
FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO EM PONTA DE PEDRAS.
Ponta de Pedras recebe a Feira do Livro
 

Com a presença do escritor e poeta Antônio Juraci Siqueira, o município de Ponta de Pedras realizou ontem, a sua Feira Pan-amazônica do Livro, no Centro Comunitário da cidade que recebeu um grande público, principalmente de jovens e estudantes.

A Feira, em sua XVII edição, é uma iniciativa do Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Cultura com o apoio da Prefeitura Municipal de Ponta de Pedras. Ela busca incentivar as artes como um todo tendo como catalisador a leitura. As Escolas Estaduais e Municipais, Eliza Brito, Romeu Santos, Dalcídio Jurandir e Ester Mouta participaram com maior número de alunos que se revezavam em leituras de poesias, apresentação de teatro, jogral, além de artesanato e apresentação de um curta metragem tendo como atores os jovens estudantes da cidade. As histórias resgatavam as lendas e mitos do Marajó e da Amazônia.

Os escritores Dalcídio Jurandir, José Furtado e Ismaelino Ferreira, foram muito lembrados pela importância de suas obras para o engrandecimento das artes e da cultura do Marajó. Ismaelino, que passou toda sua vida em Ponta de Pedras, foi professor, radialista, teatrólogo e escritor mas ficou conhecido como entalhador de madeira, profissão que lhe deu fama. O Papa João Paulo II sentou-se em uma cadeira entalhada por ele, quando de sua visita ao Pará. Mas foi o escritor Juraci Siqueira a grande figura da feira contando "causos", recitando poemas e respondendo perguntas da imensa plateia que lotou a quadra de esporte do Centro Comunitário. Ele deixou uma mensagem da importância do conhecimento através da leitura para formação do caráter e do saber da nova geração marajoara.

ASCOM/Pref. Consuelo Castro

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000