NOTÍCIAS DE PORTEL
Portel
PREFEITURA DE PORTEL INAUGURA CRECHE ESCOLA.
 

A Prefeitura de Portel, segundo maior município do Marajó, inaugurou, no último final de semana, a creche escola de ensino infantil Benedita Monteiro, em homenagem à primeira mulher que investiu na formação de crianças em idade pré- escolar no município. Presente ao ato como convidada especial, ela recebeu muitas homenagens e o carinho das pessoas presentes. O imenso edifício de linhas arrojadas está instalado no bairro da Castanheira, onde moram centenas de famílias de baixa renda.

A escola vai atender inicialmente 240 crianças de dois a cinco anos em dois turnos, manhã e tarde, e posteriormente de 0 a 2 dois anos, em berçários, essas em tempo integral. A escola tem mais de mil metros quadrados de área construída, com oito salas de aula, brinquedoteca, sala de informática, espaço pedagógico, anfiteatro, áreas de lazer e esporte, sala de lactação, refeitório e cozinha industrial. Ela está dotada de um sistema de proteção contra descargas elétricas, os temíveis raios, que são comuns na região. O sistema, o primeiro a ser instalado em Portel, é composto de um fio que contorna todo o prédio e se liga a um cabo aterrado no solo que absorve a descarga e a neutraliza.

A escola conta também com lavanderia, salas de professores e espaços administrativos, além de uma caixa d'água para 45 mil litros, que nem o próprio bairro possui, mas que é exigência do MEC. Um poço artesiano de água cristalina abastece a escola garantindo a saúde dos alunos. Segundo a diretora da escola, Maria Antônia Oliveira, as crianças serão divididas em faixas etárias compondo 15 turmas de 16 alunos sob coordenação de duas professoras por turma.

O projeto é parceria do MEC, com recursos de quase dois milhões de reais, e a prefeitura de Portel que doou o terreno, aterrou e saneou  as ruas do entorno, instalou linha de energia elétrica e disponibilizou todo o pessoal docente, técnico e de apoio. O prefeito de Portel, Paulo Ferreira, anunciou que mais três creches escolas serão construídas a fim de atender as mães que desejam trabalhar, porém, não têm onde deixar seus filhos. Paulo anunciou também a construção e melhoria de escolas principalmente nos rios Camarapi, Anapu, Acuti, Pereira e Pacajá onde vivem centenas de famílias espalhadas ou em pequenas comunidades. Em algumas dessas localidades a prefeitura está construindo quadras poliesportivas para a prática de esportes, mas, que acabam se transformando no principal espaço comunitário para eventos culturais, sociais e cursos de formação e capacitação.

Texto: Pedro Medina

Fotos: Ray Nonato



  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000