NOTÍCIAS DE PORTEL
14/04/2014
Portel
ZONA RURAL DE PORTEL GANHA MAIS UMA ESCOLA.
 

Com caravanas de todos os cantos do continental município de Portel, que se deslocaram até a Vila Gomes, rio Banã, afluente do rio Camarapi, juntamente com autoridades municipais e estaduais, mais uma belíssima escola foi inaugurada.

Com seis salas de aula, refeitório, copa, banheiros, secretaria, alojamento, sala de informática e uma quadra poliesportiva, a E.M.E.I.F Prof.ª Edna Maués é uma das mais belas escolas de todo arquipélago marajoara. O diferencial é a inovação proposta pela prefeitura de construir ao entorno, praça e playground para que toda comunidade possa usufruir dos espaços da escola.

A homenageada é natural de São Sebastião da Boa Vista, no Marajó, mas está em Portel desde 1978, aonde veio concursada do Estado. A professora Edna Maués trabalhou trinta anos também na rede municipal, foi diretora de escolas e secretária de educação.

O ato inaugural contou com a presença da Dep. Estadual Luzineide Farias, e do Secretario Executivo da AMAM, Pedro Rodrigues Barbosa, além de vários secretários municipais e representantes do legislativo portelense.

Em seu primeiro ato oficial como pároco do município, Frei Walben Monteiro foi convidado para abençoar a nova escola. Segundo ele, a igreja sempre teve preocupação com a escola em todos os seus níveis, e vê na educação o caminho para se diminuir as desigualdades sociais.

A secretária municipal de educação, Valéria Oliveira, informou aos presentes que a nova escola foi construída exclusivamente com recursos do FUNDEB, contrariando quem apregoa que outros recursos foram destinados à escola. A secretária também externou sua felicidade em entregar mais um espaço digno para alunos e docentes e aproveitou para pedir a todos que cuidem com carinho da escola.

O prefeito de Portel, Paulo Ferreira, se mostrou muito satisfeito em poder inaugurar mais uma escola na zona rural, garantido aos presentes que se empenhará ao máximo para diminuir, ou até mesmo acabar com o déficit de salas de aula na sede e na zona rural do município. Também reforçou o pedido da secretária, Valéria Oliveira, no que tange o zelo à escola, pois, quem tem cuidado em gastar o recurso para construção com responsabilidade, não pode aceitar que os novos espaços sejam alvo de depredação.

Após a inauguração uma deliciosa feijoada com churrasco foi servida a todos os presentes.

ASCOM/Portel.

Foto: José Ribamar.

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000