NOTÍCIAS DE PORTEL
22/04/2014
Portel
SEEL ENTREGA CAIAQUES E FIRMA CONVÊNIO PARA CRIAÇÃO DE NÚCLEO DE CANOAGEM EM PORTEL.
 

Portel será o primeiro município a contar com núcleo de autoatendimento de canoagem.

Uma equipe da Seel, representada pelo gerente de eventos Marcelo Gonçalves, juntamente com o prefeito do município, Paulo Ferreira, e o presidente da Fecaep, Evaldo Malato, assinaram na manhã deste sábado o termo de parceria para a implantação do núcleo de autoatendimento de canoagem da cidade, o primeiro do arquipélago do Marajó, cuja previsão é beneficiar, inicialmente, aproximadamente 200 adolescentes de Portel, entre 12 e 17 anos.

Segundo Marcelo Gonçalves, o Pará Aquático chega a Portel não só como uma ferramenta de fomento ao esporte, mas também de responsabilidade social. “O Núcleo de Canoagem de Portel vai ajudar a tirar esses adolescentes da ociosidade. Ele também representa um meio de inclusão social e o Governo do Estado do Pará não poderia ficar de fora de uma iniciativa como esta. Fomos procurados pela secretaria de Esporte, Cultura e Lazer da cidade e atendemos de imediato a solicitação. Os instrutores que vão atuar no núcleo também são do município e foram capacitados para dar todo o suporte prático e teórico que os alunos vão precisar”, explica.

O portelense Luiz Cesário Nunes, 70, participou da entrega das embarcações a um de seus netos e falou da importância do projeto para o município. “Esse incentivo do Governo do Pará e da prefeitura é muito importante pra gente. Nossa cidade é coberta por duas grandes baías e é a primeira vez que vejo isso por aqui. Nós estamos acostumados a remar em canoa de madeira, talhada à mão, mas nunca tinha visto esses caiaques por aqui, só na televisão. Dá orgulho ver meu neto ser um dos primeiros alunos do projeto”, conta o aposentado.

O presidente da Fecaep explicou de que forma a canoagem vai ajudar o município a se desenvolver na área esportiva. “Portel é uma cidade histórica, fundada por índios, cuja tribo dá nome à praia, Arucará. Então, a canoagem, além de ser algo cultural, chega num momento de desenvolvimento, quando o município tem necessidade de criar ferramentas sociais voltadas ao esporte para resgatar adolescentes em situação de risco. As condições geográficas daqui são fantásticas e a gente já observa um grupo de jovens muito bons no que estão se propondo a fazer. Não tenho dúvidas de que Portel terá futuros atletas da canoagem”, conta.

O Pará Aquático chega ao município após passar por São Domingos do Capim e em maio segue para Ponta de Pedras, mas já trabalha num estudo de viabilidade técnica para alcançar outras cidades. Em março deste ano a Seel doou 59 caiaques, 06 barcos de velocidade e 10 canoas olímpicas para a Fecaep, o que garantirá a expansão do projeto a municípios de outras regiões do Pará.

O prefeito de Portel, Paulo Ferreira, falou da parceria com o Governo do Estado. “O apoio da Seel é fundamental para que desenvolvamos nosso trabalho. Precisamos alcançar alguns objetivos, um deles a inclusão social dos nossos jovens por meio do esporte. E a canoagem vem proporcionar isso. Vamos trabalhar para que esses estudantes recebam toda a atenção necessária e ganhem alternativas de vida, como se profissionalizar neste esporte, por exemplo. Torço para que daqui saiam alguns campeões”, declara.

Portel Aqua Fest.

A entrega dos caiaques ao município aconteceu em meio ao evento Portel Aqua Fest, que reuniu na orla da cidade uma extensa programação de competições e apresentações aquáticas como natação, porfia de canoas e “arrancadão” de rabetas (pequenas embarcações motorizadas), além de evento voltado à terceira idade e performances radicais de Jet ski’s e Fly Board.

Em terra, a segurança do evento foi garantida por uma equipe do Grupamento de Missões Especiais da Polícia Militar, capitaneada pela sargento Solange Pantoja. Já no rio, a segurança ficou a cargo de treze homens do 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, com o suporte de uma lancha de resgate e um jet ski, liderados pelo tenente Eduardo Rio Branco.
Fonte: AGPA.
Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000