NOTÍCIAS DE PORTEL
17/11/2014
Portel
PREFEITURA SEGUE COM INAUGURAÇÕES NA ZONA RURAL.
 

Dando continuidade à sua saga de levar progresso ao povo portelense, a Prefeitura de Portel entregou ontem (14) novas obras na zona rural. Desta vez os moradores da comunidade Nossa Senhora de Nazaré, rio Ipiranga, afluente do Camarapí distante cerca de duas horas de viagem de barco da sede do município foram os beneficiados. Uma das obras é o posto de saúde que estava há vinte e quatro anos desativado, e ofertará atendimentos básicos e urgentes de saúde, como: pré-natal, exames e dispensação de medicamentos. O posto agora também contará com os serviços fixos de um técnico de enfermagem. Um desejo antigo dos moradores da localidade que está sendo realizado pela atual gestão.O posto recebeu o nome de um ícone da sociedade Ipriranguense. Sebastião Queiroz, hoje já falecido. O homenageado foi um dos primeiros moradores do Ipiranga, e tem um histórico de lutas em favor do povo de lá. Estiveram presentes no ato inaugural, dois de seus filhos - Renato e Joaquim Queiroz - que em pronunciamento, agradeceram ao prefeito Paulo pela lembrança. “Ficamos lisonjeados e esperamos que esta obra seja preservada pelos seus usuários”, falou Joaquim.

A secretaria de saúde, Marilda Tenório, enfatizou em discurso que apesar das dificuldades financeiras que passam os municípios, sua secretaria não tem medido esforços para levar melhorias nesta área. “Sabemos das necessidades, e ainda falta muita coisa, mas muito já se foi feito”, disse ela.

Já a Escola Municipal Manoel José de Oliveira, também entregue ontem, foi totalmente revitalizada e ampliada. A escola estava há vinte quatro anos sem receber reforma. “Era um local complicado de dar aula e estudar, no inverno, então, piorava, chovia em tudo, não tinha banheiro e nós eramos obrigados a fazer nossas necessidades no mato, correndo risco de ser "picado" por cobra, mas agora tudo melhorou” falou emocionado o Sr. Miguel Valadares, dirigente e professor que sofreu na pele as dificuldades de outrora.

Como as outras escolas construídas pela gestão atual, esta também segue um padrão adotado pela prefeitura. Além das duas salas de aula, equipadas com ventiladores e móveis apropriados, o prédio também conta com alojamento para professores, banheiros adequados para alunos e professores e um espaço de lazer para as crianças. Serão atendidos duzentos alunos nos turnos manhã, tarde e noite, com quatro professores que darão aulas na educação infantil e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A secretária de educação, Ana Valéria Oliveira - que se destaca à frente de uma das mais operantes secretarias - lembrou a precariedade que a escola se encontrava no passado. “Nos alegra oferecer estrutura e dignidade aos professores e alunos. E muito ainda virá”, finalizou a secretária.

O homenageado, Manoel José de Oliveira, foi o primeiro professor do rio Ipiranga, e colaborou para a alfabetização de muitos cidadãos e, através destes, relevantes serviços prestados. Manoel Oliveira se imortalizou na memória e na vida do povo local.Bastante emocionado diante da multidão que se fez presente para prestigiar o evento, Paulo Ferreira lembrou os homenageados e de sua luta em prol do povo ribeirinho: “A cada inauguração a gente se emociona, por saber que estamos conseguindo resgatar a autoestima do povo que estava perdida. Nós não estamos trabalhando para um grupo e sim para a coletividade”, falou o prefeito.

Com a EMEF Manoel José de Oliveira, em menos de 2 anos de mandato, já são 18 escolas construídas ou reconstruídas, provando que realmente a educação é prioridade na atual gestão.

Novas inaugurações estão para acontecer. Ainda este ano serão estregues mais três escolas, levando desenvolvimento e dignidade ao povo do campo.

Fonte: Ascom/Portel.

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000