NOTÍCIAS DE PORTEL
09/03/2015
Portel
COMUNIDADE NO ACUTIPEREIRA INAUGURA MINIAGROINDUSTRIA DE FRUTOS COM SELO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL.
 

“Nós somos capazes de vencer. É só acreditarmos na riqueza que temos: a floresta, o rio e o igarapé” Essas palavras são do agroextrativista Teófro Lacerda, líder comunitário da Vila Santa Cruz, Comunidade Santo Ezequiel Moreno, no Acutipereira, onde, na manhã deste sábado, a ATAA - Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas do Acutipereira, foi inaugurada a Miniagroindustria de Frutos, resultado do esforço conjunto entre EMATER-PA, IEB, SEDE/Portel, SEMA/Portel e Banco do Brasil.

Para Loiane Feitosa, do IEB – Instituto de Educação do Brasil, que presenteou a ATAA com um notebook para a informatização parcial dos trabalhos, a associação é exemplo de organização comunitária.

A miniagroindustria é um avanço significativo no já excelente trabalho sustentável realizado na localidade, aumentando a produção de polpa de açaí, manga, acerola, bacuri, cupuaçu e várias outras frutas, que tem com destino o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar e o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento entregou à ATAA certificado que garante que a miniagroindústria está com equipamentos e espaço físico adequados para a produção de alimentos. Com o selo de inspeção municipal a ATAA vai poder comercializar livremente seu produto no município ou fora dele. Esta é a primeira certificação em Portel, e só foi possível graças à Lei 813-2013, proposta e sancionada na atual gestão.

O prefeito de Portel, Paulo Ferreira, espera que a instalação dessa miniagroindustria sirva de inspiração para outras comunidades, pois, é de iniciativa como esta que a população do campo precisa. “Estamos investindo fortemente em educação, porém, precisamos que exista no município uma maior produção, ou seja, produção e educação precisam caminhar juntas”, destacou Paulo Ferreira.

Fonte: Comunicação Social -PMP.

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000