NOTÍCIAS DE PORTEL
27/03/2015
Portel
GOVERNO MUNICIPAL REÚNE COM MORADORES DA GLEBA ALTO CAMARAPI.
 

Na manhã desta quinta-feira (26), na comunidade Pró Ribeirinho, rio Camarapi, integrantes da Associação Agroextrativista da Gleba Alto Camarapi, presidida pelo senhor João Rodrigues, reuniram-se com o prefeito Paulo Ferreira, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento do Município de Portel e o vereador Preto da Marina, para debaterem sobre a situação das glebas públicas criadas em outubro de 2012, através do Decreto Estadual nº 579. que "regularizou" cerca de 500 mil hectares de terra para fins de ordenamento fundiário e ambiental no município de Portel, beneficiando mais de 4 mil famílias abrangendo as glebas Joana Peres II, Jacaré-Puru, Acangatá, Alto Camarapi e Acutipereira.

Quando criada, em 2012, o prefeito do município vislumbrava “a autossustentabilidade das glebas", porém, passados quase três anos da assinatura do decreto, o que se vê é a falta de destinação a estas terras, e o que é pior, o Estado libera à madeireiras plano de manejo florestal, como tá acontecendo no rio Marinaú (Joana Peres II), em terras arrecadadas, contrariando totalmente o que preconiza o decreto.
"O governo municipal, através da SEMA, vem combatendo a exploração de madeira destas áreas, inclusive apreendendo extrações irregulares e utilizando a madeira em obras do município, minimizando o prejuízo causado ao município e aos munícipes", relata Paulo.
Para o vereador João Dênis (Preto da Marina), é importante a união dos poderes para o fortalecimento das associações de moradores das glebas, com isso, proporciona-se a organização dos comunitários para que possam desenvolver suas atividades de forma legal e eficiente.
Atentos às falas das autoridades e técnicos presentes, os comunitários puderam se certificar de um pouco do que a gestão municipal vem fazendo pelo povo do campo, reiterando o compromisso do governo municipal em proporcionar uma melhor qualidade de vida a todos.

Fonte: Comunicação Social -PMP

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000