NOTÍCIAS DE PORTEL
22/01/2013
Portel
PORTEL, 255 ANOS DIA 24 DE JANEIRO DE 2013.
 

DADOS HISTÓRICOS E GEOGRÁFICOS

 

O Município de Portel, Estado do Pará, localiza-se na Mesorregião do Marajó, Microrregião de Portel. Sua extensão territorial compreende área de 27.928Km², definindo limites com os municípios de Melgaço-norte; Oeiras do Pará-leste; Itupiranga e Porto de Moz-sul; e Senador José Porfirio-oeste. Dista da capital do Estado (Belém) 326km, via marítima e 27km, via aérea. População de 52.173 habitantes (Senso IBGE 2010).

De acordo com historiadores, as origens de Portel remontam à metade do Século XVII, quando o Padre Antônio Vieira fundou no local a aldeia de Arucará, com alguns índios Nhengaíbas extraídos da Ilha Grande de Joanes, passando a ser assim administrada pelos padres da Companhia de Jesus.

 

NOSSA COMEMORAÇÃO:

 

O Aniversário do Município de Portel é um momento onde o povo celebra, reflete e agradece por tudo que constituiu ao longo de sua vida neste Município. É um momento de confraternização, empolgação, comemoração e alto astral. Motivo pelo qual o Governo Municipal realiza uma série de eventos com a maciça participação popular, envolvendo a cultura, o turismo, o esporte, a natureza, as obras sociais, a religiosidade, as artes, a história, a gastronomia, o fomento da economia, fazendo disso tudo uma grande festa para o seu povo, que é o maior patrimônio deste querido município.

 

Portanto, esse momento de ânimo, auto-estima e entusiasmo é de alta relevância para todos nós, que amamos Portel e queremos sempre ter essas memórias guardadas em nosso subconsciente, para que possamos sempre valorizar e despertar para esse novo Portel, que sempre procura ultrapassar os desafios deste complexo Vigésimo Primeiro Século de nossa era.

 

Que este aniversário reforce em todos nós a responsabilidade social, individual e coletiva, e que isso signifique um compromisso com a melhoria da vida das pessoas, num combate diário contra a miséria e outras mazelas sociais.

Que seja um aniversário de esperança e de confiança no futuro, porque temos homens, mulheres e jovens, conscientes de que não é com disputas desnecessárias que se encontram soluções para resolver os problemas das pessoas.

 

Com este projeto queremos contribuir para construir esse futuro, um futuro em que se preserve a memória e fortaleça a nossa identidade, numa sociedade mais fraterna, mais solidária, mais inclusiva e mais promissora. E este futuro se entrecruza com o passado, por isso, não esqueceremos a nossa história e nossas origens caboclas da Amazônia marajoara.

 

NOSOS OBJETIVO

Os eventos alusivos ao Aniversário de 255 anos do Município de Portel visam elevar a autoestima do povo, através de uma série de atividades, tais quais comemorações, condecorações, inaugurações de obras, manifestações artísticas, competições esportivas, gastronomia, folclore e música, firmando uma análise e reflexão para o Portel do século XXI, que vem se aperfeiçoando em vários setores ao longo de seus mais de dois séculos e meio.

 

É também para gerar reflexões e memórias de nossa própria existência como munícipes pertencentes. Recordações estas que mexem com nossa individualidade, fazendo-nos observar nossos erros, acertos, nossa ingenuidade e maturidade. Reflexões que possam nos dizer o significado de nossa própria identidade, isto é, nossa forte relação com a natureza: com os rios, com as praias, com a floresta, com a chuva, o sol, a lua, os peixes, os frutos e os animais; ou através de uma análise de nossos costumes corriqueiros: nossa forma de falar, de se comunicar, de andar e remar, de dançar e cantar, de pintar e bordar, de pedir e dar, de agradecer e reclamar, de chorar e sorrir e de ganhar e perder, de ter e compartilhar.

 

CLIQUE PARA VER A PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE PORTEL.

 

 

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000