NOTÍCIAS DE PORTEL
15/07/2013
Portel
PREFEITURA DE PORTEL ENTREGA À POPULAÇÃO A PRIMEIRA ACADEMIA DA SAÚDE DO MARAJÓ.
 

Neste último sábado (13), a Prefeitura Municipal de Portel entregou à população portelense mais uma importante obra.  Construída com recursos do Ministério da Saúde, e com parte dos equipamentos custeados pelos cofres municipais, a Academia da Saúde visa a contribuir para a promoção da saúde da população a partir de uma estrutura com equipamentos e profissionais qualificados para o desenvolvimento de práticas corporais; orientação de atividade física; promoção de ações de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar, bem como outras temáticas que envolvam a realidade local; além de práticas artísticas e culturais (teatro, música, pintura e artesanato). Seguindo os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

A organização e o planejamento dos polos são coordenados pela atenção básica e deve ser articulados com os demais pontos de atenção à saúde, além de estar vinculados a um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) ou a uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE:

 

I - Ampliar o acesso da população às políticas públicas de promoção da saúde;

II - Fortalecer a promoção da saúde como estratégia de produção de saúde;

III - Potencializar as ações nos âmbitos da atenção básica (AB), da vigilância em saúde (VS) e da promoção da saúde (PS);

IV - Promover a integração multiprofissional na construção e execução das ações;

V - Promover a convergência de projetos ou programas nos âmbitos da saúde, educação, cultura, assistência social, esporte e lazer;

VI - Ampliar a autonomia dos indivíduos sobre as escolhas de modos de vida mais saudáveis;

VII- Aumentar o nível de atividade física da população;

VIII - Estimular hábitos alimentares saudáveis;

IX - Promover mobilização comunitária com a constituição de redes sociais de apoio e ambientes de convivência e solidariedade;

X - Potencializar as manifestações culturais locais e o conhecimento popular na construção de alternativas individuais e coletivas que favoreçam a promoção da saúde; e

XI - Contribuir para ampliação e valorização da utilização dos espaços públicos de lazer, como proposta de inclusão social, enfrentamento das violências e melhoria das condições de saúde e qualidade de vida da população.

 

O Ato de inauguração contou com a presença de secretários municipais, vereadores e o Pres. da Câmara, Ver. Ângelo Jr e todo o staff da secretaria municipal de saúde.

A conclusão e entrega desta obra é mais um exemplo de que viemos para transformar a realidade de nosso povo. Em agosto, além do Centro de Educação Especial, entregaremos também mais um posto de saúde, no Muruci. Estamos focados na melhoria de vida do portelense, ressalta Paulo Ferreira, prefeito de Portel.

 

PREFEITURA TAMBÉM ENTREGA UMA AMBULÂNCIA

O prefeito Paulo Ferreira também entregou uma ambulância novinha para atender a população que precisa de remoção ao Hospital Municipal. Adquirida com recursos próprios, esta ambulância pretende atender aqueles casos onde o serviço do SAMU, por critérios proibitivos, não pode atender.

 

Texto e Fotos: ASCOM/PORTEL

Edição: AMAM

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000