NOTÍCIAS DE SALVATERRA
28/10/2015
Salvaterra
ILHA DO MARAJÓ RECEBE COMPETIÇÃO REGIONAL DE MOUNTAIN BIKE.
 

 

O mountain bike será atração em Salvaterra, na Ilha do Marajó, no dia 28 de novembro com a realização do Outdoor Challenge. O evento terá percursos de 75 km e de 150 km e contará com a participação de atletas do Pará, do Maranhão, do Tocantins, do Amapá e do Amazonas.

Realizada no verão marajoara em meio à poeira provocada pelo calor e terreno esburacado das fazendas, a competição objetiva combinar esportes de aventura com atrativo turístico na Amazônia. 'O Pará saiu na frente entre os estados amazônicos em maratonas de mountain bike', afirma Rubens Campos, diretor da prova.

Para os ciclistas, a ilha de Marajó abriga um tipo de terreno com: a terruada modelada pelas pisoteadas dos búfalos sobre o solo úmido na época de transição das chuvas para o verão. Já no alto verão, com o clima extremamente seco, os buracos deixados pelos búfalos dão forma ao terreno duro e esburacado, que os ciclistas terão que superar se quiserem vencer o desafio.

'É um terreno ao mesmo tempo temido e admirado, difícil de pedalar e por isso mesmo tão atraente para os atletas', explica Rubens. 'Não é à toa que todos receberão medalhas ao cruzar a linha de chegada. Esta é uma prova dura, mas totalmente possível de ser conquistada por ciclistas avançados e esportistas que se desafiam. Parte dos atletas vai pedalar contra o relógio', analisou.

Afonso Ramôa, um dos organizadores, avisa que no Marajó a prova vai repetir a experiência das competições de mountain bike realizadas anteriormente pela OC em Bujaru e Salinas: percurso duríssimo que combina pistas de velocidade com terrenos complicados. 'Vai ser lama e poeira, areia, erosão. E terruada, claro. Tudo junto e misturado! Quem tiver domínio e evitar descer muito da bike nas áreas complicadas vai garantir tempo e posição no ranking'.

O Outdoor Challende foi elaborado pelo grupo de esportistas da Associação Outdoor Challenge com suporte do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). As inscrições terminam dia 9 de novembro.

Fonte/Foto: O Liberal.

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000