NOTÍCIAS DE SALVATERRA
28/03/2017
Salvaterra
EMATER APOSTA EM IRRIGAÇÃO PARA EXPANDIR CULTIVO DE ABACAXI EM SALVATERRA.
 


Em 2017, o plantio de abacaxi, principal atividade da agricultura familiar de Salvaterra, no Arquipélago do Marajó, deverá ganhar em quantidade e qualidade com o apoio de projetos de mecanização e irrigação elaborados pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).

O município, que tem uma safra anual de abacaxi “pérola” variando de 11 a 13 milhões de frutos cultivados em uma área de 500 hectares, onde a Emater atende regularmente mais de 100 famílias, completou 55 anos no último dia 10 de março.

“A nossa principal meta para 2017 é justamente intensificar a mecanização para diminuir o trabalho braçal e aumentar a produtividade das áreas, além de implantar sistemas de irrigação que propiciem uma colheita mais perene, ou seja, que se estenda por um período mais longo”, explica o chefe do escritório local da Emater, o técnico em agropecuária Ozias Neves.

Com a irrigação, o preço do fruto superará a fase da entressafra e pode subir até 100%. "Existe, assim, uma agregação de valor automática ao produto. E isso é muito importante para a cadeia produtiva", complementa Neves.

Para tanto, a Emater planeja reuniões de mobilização, capacitações continuadas e intermediação de crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), entre outras medidas.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM.
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000