NOTÍCIAS DE SALVATERRA
12/05/2011
Salvaterra
II Semana de Combate ao Racismo em Salvaterra
 
A Escola Ademar Nunes de Vasconcelos, promoverá, em sua segunda versão, no período de 10 a 13 de maio, sob a Coordenação dos Professores Vinicius Darlan e Rodrigo Santos, a II Semana de Combate ao Racismo, por ocasião do Dia 13 de maio  Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo –, destacando A Escola como Espaço Multicultural.
Segundo os Professores Rodrigo Santos e Maria Maciel (2008, p. 33), no seu artigo publicado na Revista Nacional Diálogo A caminho da multiculturalidade: ensino religioso na ilha do Marajó destaca: “A escola apresenta a diversidade, nasce na diversidade e continuará na diversidade. Durante muito tempo, porém, a educação na ótica européia omitiu a religião, os valores, a ética e a moral das diversas culturas do povo brasileiro.”
Para os autores, na escola estão presentes a diversidades de culturas, como parte inerente da mesma, entretanto nem sempre todas tratadas com o devido valor e importância, a exemplo das culturas indígenas e africanas que tanto contribuíram com a formação cultural do país.
Nesse sentido, o multiculturalismo na educação consiste no reconhecimento e na valorização das diversas culturas do povo brasileiro, onde todas possam usufruir do mesmo tratamento e espaço, logo nenhuma pode sobrepor a outra.
Salvaterra agregou na sua origem e formação étnica os mais diversos grupos indígenas, fortemente massacradas durante a colonização européia. Na segunda metade do século XVII, fora a vez dos grupos africanos, escravizados nas fazendas, lutaram e resistiram, formando diversos quilombos espalhados pelo município, que atualmente representam quase metade da população do espaço rural de Salvaterra, com uma história e cultura digna de ser (re) conhecida, aceita e valorizada na escola.
A presente Semana aponta para essa necessidade, tornado a escola no espaço da cidadania, ou seja, de todos, promovendo o respeito ao diferente e desconhecido. 
Consta na programação várias palestras temáticas ministradas por professores da UFPA, SEJUDH, SEDUC, dentre outros, destacando questões como o Bullying, Cotas Sociais e Raciais na UFPA, Racismo na atualidade, Comunidades Quilombolas de Salvaterra, etc.
O Coordenado do Conselho Escolar, Professor Vinícius Darlan relata sobre a tentativa de trazer para a escola Ademar durante o referido evento “O Mutirão da Cidadania”, uma ação do Governo do Estado desenvolvida pela SEJUDH, que inclui diversos serviços a comunidade, dentre eles a emissão de identidade, sendo esta ação ainda não confirmada até a presente data.
Os coordenadores do evento enfatizam sobre a importância desta semana, destacando que o combate ao racismo apenas é uma das ações que compõem as atividades da escola no combate de todo e qualquer tipo de violência na escola e que este combate só será uma possível com a presença e participação de todos, sem a distinção de qualquer natureza.

Fonte: Blog Dário Pedrosa

  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000