NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO ARARI
24/04/2012
Santa Cruz do Arari
CARAVANA PRO PAZ PRESENÇA VIVA CHEGA A SANTA CRUZ DO ARARI
 

A população do município de Santa Cruz do Arari, na ilha do Marajó, começou a usufruir nesta segunda-feira (23) dos serviços oferecidos pela Caravana Pro Paz Presença Viva. No total, são mais de 50 atendimentos nas áreas de saúde, cidadania e cultura. Além da sede do município, aos serviços também serão levados, terça-feira (24), para a vila de Genipapu, comunidade ribeirinha localizada a cerca de uma hora de distância da sede do município.

Segundo a coordenadora do programa em Santa Cruz do Arari, Alice Grujal, a comunidade de Genipapu será beneficiada com atendimento de clínica geral, ginecologia e pediatria, além de medição de pressão arterial. A coordenação prevê uma média de 70 atendimentos por especialidade. “Os pacientes passarão por uma triagem e, após o atendimento médico, serão encaminhados para o setor de farmácia, onde poderão adquirir o medicamento prescrito pelo médico”, explica.

No primeiro dia de atendimento em Santa Cruz do Arari, a demanda maior, a exemplo das demais cidades, foi pelo atendimento oftalmológico. Foram feitas 400 consultas e a entrega de cerca de 200 óculos. Segundo a médica oftalmologista Milena Chibana, os principais problemas identificados nos pacientes foi a baixa visão, glaucoma e catarata. “A grande parte da população que tem baixa visão sabia que precisava de óculos, mas infelizmente não tinha acesso por razões econômicas mesmo”, ressaltou.

Foi o caso do pescador Manoel Raimundo Pamplona, 61 anos, que também procurou atendimento no oftalmologista. Há mais de três anos sem se consultar com um especialista, ele sabia que estava precisando de um óculos adequado, mas não tinha dinheiro para suprir a necessidade. “Eu tinha óculos, mas não dava mais para enxergar nada. Como tive essa oportunidade, resolvi me consultar. O atendimento foi muito bom”, afirmou.

José Leal dos Santos, 62 anos, nunca havia se consultado com um especialista. Há alguns o aposentado começou a sofrer com dores de cabeça e dificuldade para enxergar de perto. O diagnóstico indicou a necessidade de óculos para a leitura. “Valeu a pena esperar. Há muito tempo estava precisando de uma consulta e agora já estou voltando para casa com o óculos”, disse. Os casos que necessitam de cirurgia foram encaminhados para as equipes de referência da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e posterior atendimento especializado na capital.

 

Além de oftalmologia, foram feitos nesta segunda-feira 30 atendimentos odontológicos, 140 consultas na clínica médica, 140 atendimentos na ginecologia e 140 na pediatria. A população de Santa Cruz do Arari também procurou o atendimento de vigilância à saúde da Sespa, que fez durante o dia 108 testes de HIV e 92 de hepatites (B e C), além de 50 Preventivos de Câncer de Colo de Útero (PCCU). Na área de nutrição foram feitos 114 atendimentos com avaliação e orientação nutricional.

Os serviços de emissão de documentos estão concentrados na Escola Municipal de Ensino Médio e Fundamental João Apolinário Batista Pamplona e os de saúde, no Hospital Municipal de Santa Cruz de Arari. O atendimento começa às 8 horas e segue até as 17 horas, com distribuição das fichas às 6h30.

Fonte: Agência Pará de Notícias

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000