NOTÍCIAS DE SOURE
21/11/2017
Soure
“Encantados” traz para a tela do cinema a magia do Marajó
 

A Praça Independência de Soure, no Arquipélago do Marajó, ganhou uma decoração diferente no último sábado (18). Um grande cinema a céu aberto foi montado para a pré-estreia do filme “Encantados”, de Tizuka Yamasaki, que conta a história da pajé Zeneida Lima, nascida e criada em Soure. A estreia do filme está prevista para dezembro, em Belém, e a exibição nos outros estados será a partir de 2018.

Oitocentas cadeiras foram dispostas pela praça em frente a um grande telão, mas muitos moradores acabaram trazendo cadeiras de casa para acompanhar a projeção. Estima-se que 1.500 pessoas acompanharam os 78 minutos de produção, incluindo a pajé Zeneida Lima, que não conteve a emoção ao final do filme. “Eu sinto como se fosse um grito pela natureza. Tudo pelo que lutei a vida inteira. Para mim, significa a última fronteira entre a minha missão de cura como pajé e uma vida inteira de luta pela preservação da natureza através do conhecimento. A memória dos Caruanas e dos Pajés da Ilha de Marajó serão eternas agora, através do cinema”, declarou Zeneida Lima.

O enredo foi baseado no livro “O Mundo Místico dos Caruanas da Ilha do Marajó”, de autoria da própria Zeneida Lima, e teve cenas gravadas em Soure, nas ilhas Mexiana e do Combu, e no centro de Belém. No elenco estão Carol Oliveira, no papel da menina Zeneida; Ângelo Antônio, como o pajé Mundico; Dira Paes e Anderson Müller, além das participações de Letícia Sabatella, Thiago Martins, Laura Cardoso e Cássia Kiss Magro.

O trailler do filme foi apresentado no evento de lançamento da campanha de setembro do governo do Estado intitulada  “Bem Pará – A Amazônia que encanta”. A campanha buscou reforçar as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) com a finalidade de informar e atrair visitantes para conhecer as riquezas só encontradas no Pará. 

Fonte: AGPA

  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000