NOTÍCIAS DE SOURE
28/06/2013
Soure
JUSTIÇA ELEITORAL COMEMORA 68 ANOS COM AÇÃO SOCIAL EM SOURE.
 

Neste mês de junho comemoram-se os 68 anos da Justiça Eleitoral no Pará. Pensando nisso, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará em sintonia com a iniciativa privada e pública traçou mecanismos para promover a cidadania e organizou uma ação comemorativa para a região do Marajó, com sede no município de Soure, que reunirá um leque de atividades voltadas para a prestação de serviços gratuitos, orientação da população e programação cultural regional. 

A Ação Comemorativa “Exercício da cidadania”, do TRE/PA, vai acontecer no dia (29) de junho, das 7h às 14h, na 5ª Rua de Soure e pretende atender cerca de mais de mil pessoas. Na ocasião serão oferecidas assistência jurídica (reconhecimento de paternidade; casamento e divórcio), emissão de documentos (título eleitoral ,RG, CPF, CTPS, alistamento militar e certidão de nascimento) e assistência médica e odontológica à população. 

Sempre pensando na inclusão social do cidadão, o TRE/PA apresentará, também, o programa Eleitor do Futuro aos participantes, o intuito é orientar o eleitor sobre cidadania, a importância do voto dentro da democracia. Durante a programação, o público poderá conferir a eleição simulada na urna eletrônica, que o tribunal organizou para esclarecer o uso do equipamento ao eleitor. 

As comemorações da cidadania, em Soure, incluirão a todos, inclusive mulheres e crianças. O atendimento às mulheres estão definidas, dentro da programação, consultas, exames, PCCU, e orientações relacionadas à saúde (câncer de colo de útero, DST/AIDS). Estarão na pauta do evento, também, o cadastramento de doadores de medula óssea entre outros serviços. Às crianças serão destinados espaços dedicados as atividades lúdicas, tais como: jogos de montagens, puxa-puxa batatinha, quebra-cabeça, joga de botão, memomímica, pinote, gangorras, dama, dominó entre outras brincadeiras. Para os jovens e adultos serão distribuídos a kit do programa “Eleitor do Futuro”, a Constituição Federal e Estadual e o Estatuto do Idoso. 

A programação cultural do evento se estenderá durante todo o dia, com apresentação da peça teatral do TRE-TO “Voto vendido, consciência perdida”, além da apresentação de grupos folclóricos e grupos de danças. 

A iniciativa tem o objetivo de ampliar e facilitar o acesso à justiça, promover a cidadania, interiorizar as ações da Justiça Eleitoral e fortalecer a comunicação com o eleitor. 

O projeto é uma realização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA) e Prefeitura Municipal de Soure, e tem o apoio institucional de vários órgãos diretamente. Dentre eles estão o Tribunal de Justiça do Estado do Pará, Cartório da 3ª Zona Eleitoral – Soure, Defensoria Pública do Estado do Pará, SESC Pará, Hospital Amazônia, UNIMED – Belém, Polícia Civil e Militar de Soure, Centro Universitário do Estado do Pará e Senar. 

Fonte: TRE

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000