NOTÍCIAS DE SOURE
09/08/2013
Soure
SOURE SEDIARÁ V MARAJÓ BÚFALO FEST
 

De 20 a 27 de outubro de 2013 a Prefeitura de Soure em parceria com a SAGRI, ARPP e demais parceiros realizarão no Parque de Exposições "Dr Ival Lobato", o 5° Marajó Búfalo Fest, sob o tema: "Queijo do Marajó: Agora é pra valer".

O Secretário de Estado de Agricultura (Sagri), Hildegardo Nunes, fez a entrega de registros de legalização de produtos artesanais para alguns produtores de queijo do Marajó. A legalização do queijo é resultado de um Protocolo que elenca as regras para produção e comercialização do produto.

"Nós temos duas linhas de trabalho com relação à regularização da produção do queijo do Marajó: uma no âmbito Estadual e uma no âmbito federal", explicou Hildegardo.

Os produtores estão cientes das regras do Protocolo e buscam se adequar a elas, cumprindo metas, prazos e adequações. Quando certificados, os produtores podem comercializar legalmente o queijo produzido no Marajó. Os primeiros registros para produção legal do queijo do Marajó já foram entregues neste ano de 2013, entre eles: os produtores Carlos Augusto Gouveia, da fazenda Mironga e Haroldo Palheta da Silva, proprietário da empresa Laticínios Péua, em Soure e Prudêncio Amado da Paixão, dono do sítio Bom Jesus, em Cachoeira do Arari, na ilha do Marajó.

Segundo o Coordenador do Evento e Secretário Municipal de Produção, Bianor Souza, o 5° Marajó Búfalo Fest reunirá diversas ações como Feira Agropecuária, de Economia Solidária e gastronômica, negócios, rodeio com a Companhia Ítalo Todde e Companhia de Rodeio Marajoara, exposições, shows com bandas locais e regionais, gincana estudantil, esportes de tradição, como: Luta Marajoara, basquete a cavalo, corridas de velocidade com búfalos e cavalos. A aparelhagem sensação do Pará, Búfalo do Marajó também estará no Marajó Búfalo Fest, entre outras atividades culturais e científicas.

O Prefeito de Soure, João Luiz Oliveira Souza Melo, lembra que o 5°Marajó Búfalo Fest já está consolidado como o maior evento agrocultural do arquipélago do Marajó, pois resgata as tradições marajoaras e fortalece a economia do Município ao conciliar em um mesmo espaço físico várias programações socioculturais, econômicas e de lazer durante oito dias do evento. João Luiz destaca também

Ainda dá tempo de colocar a sua marca no maior evento de Bubalinocultura do Estado do Pará: o 5° Marajó Búfalo Fest 2013. Reserve antecipadamente o seu lugar como patrocinador venha degustar do delicioso queijo marajoara. Soure te espera. Aqui o sol brilha para todos!

Fonte: Prefeitura de Soure.

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000