NOTÍCIAS
Selecione... - 03/07/2021 
PREFEITOS MARAJOARAS ENTREGAM PROPOSTAS VIÁVEIS PARA DESENVOLVER A REGIÃO
Criação de Zona de Livre Comércio para incentivar indústrias a se instalarem na região; Ampliação do Custo Marajó em 30% nos repasses federais a fim alavancar programas, serviços e estratégias; Extensão de ligações de energia elétrica  nas cidades, campos e regiões ribeirinhas e de fibra ótica para obter internet de qualidade; Mais investimentos na infraestrutura de portos, aeroportos, matadouros, usinas de tratamento de lixo e aterros sanitários, além de prioridade no pagamento dos precatórios do Fundo de Manutenção de Desenvolvimento do Ensino Fundamental - FUNDEF.
Esses foram os principais pleitos solicitados pela Associação dos Municípios do Marajó (AMAM) em comum acordo com os 16 prefeitos do território. Propostas estás para ser integradas ao Programa ABRACE O MARAJÓ coordenado pelo Governo Federal, através do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.
O evento foi comandado pela ministra Damares Alves, em Soure. A oficina contou com a participação de órgãos como INCRA, FAEPA, FAPESPA, SUDAM, MDR, BNDES, MEC, dentre outros, a fim de discutir com os prefeitos programas e projetos de incentivo ao desenvolvimento regional
O prefeito de Soure e presidente da AMAM, Guto Gouvêa, ressaltou que os problemas fundiários são os mais preocupantes para a paz no campo e somente a soma de esforços do INCRA, SPU, ITERPA e Prefeituras Municipais poderão amenizar conflitos e indicar novos caminhos para a regularização fundiária, tão necessária para o desenvolvimento sustentável da agropecuária, sistema extrativista, madeireiro, pesca e demais recursos naturais.
A ministra Damares Alves destacou a oportunidade de ouro de se fazer justiça e buscar a igualdade de condições do povo marajoara com as demais regiões do Brasil através de programas de parcerias  público privada, ações sociais múltiplas como forma  de diminuir a vulnerabilidade das famílias e combate sistêmico ao baixo IDH com políticas de inclusão social de trabalho coletivo dos entes federados e iniciativa privada
"A nossa missão é atender os mais vulneráveis, as pessoas que mais precisam do poder público. Viemos conhecer as necessidades dos prefeitos e das instituições sociais no acolhimento das crianças,   mulheres, idosos e pessoas com deficiência e buscar soluções para melhorar a vida delas" destacou Damares.
Todos esses pleitos serão encaminhados ao presidente Jair Bolsonaro e Ministros a fim de serem incluídos nas AÇÕES do Programa ABRACE O MARAJÓ que resultem em investimentos como o de expansão de energia elétrica  que já estão liberados para atender municípios marajoaras.
O destaque foi a inclusão do município de Oeiras do Pará ao Programa atendendo pedidos da Prefeita Gilma Ribeiro.   

O evento contou com a participação dos Prefetos e Prefeitas Marajoaras- Carlos Augusto Gouvea - presidente da AMAM prefeito de Soure. Xarão Leão - prefeito de Breves, Seu Carlos - prefeito de Salvaterra, Consuelo Castro - prefeita de Ponta de Pedras. Antônio "Bambueta" – prefeito de Cachoeira do Arari, Biri Magalhães - prefeito de Muaná, Clebinho - prefeito de Bagre, Boró - prefeito de Anajás, Gilma Ribeiro - prefeita de Oeiras do Pará, Mazinho Salomão - prefeito de Afuá- Getúlio Brabo  prefeito de São Sebastião da Boa Vista- Paulo Ferreira – Prefeito de Portel e Iracilda Alho - Vice-Prefeita de Gurupá.

Pedro Medina da ASCOM da AMAM.
ASCOM AMAM-Pedro Medina
« Voltar
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000