NOTÍCIAS
15/01/2014
Variados
CELPA VAI INSTALAR CABO SUBAQUÁTICO NO MARAJÓ
 

Em reunião entre representantes da Celpa, do secretário de Energia do Estado, Nicias Ribeiro, da presidente da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM), Consuelo Castro e do secretário da entidade, Pedro Barbosa, foi anunciado um balanço da 1ª etapa de implantação do Linhão do Marajó, que hoje atende, com energia de Tucuruí, os municípios de Portel, Breves, Bagre, Curralinho e Melgaço.

Na reunião, definiu-se a próxima etapa, que atenderá os dez municípios restante, a fim de se levar a energia da Subestação de Vila do Conde até Ponta de Pedras através de um cabo subaquático, que será instalado no fundo da baia do Marajó entre14 de fevereiro à 14 de março próximo, que, segundo a Marinha do Brasil, “é o período da janela hidrológica que permite essa operação”.

O cabo tem 32 Km de extensão, é de material pneumático e levará, dentro da sua estrutura, os cabos de fibra ótica, a fim de atender a demanda de internet rápida e de qualidade que o Marajó tanto precisa.

Com essas obras em andamento, a previsão é que a energia de Tucuruí chegue a Ponta de Pedras, ainda em 2014, de onde, através de um linhão de 138 mil Volts seguirá até Cachoeira do Ararí, de onde sairão as linhas para Salvaterra e Soure, Chaves e Afuá, Santa Cruz do Arari e Anajás, interligando assim todo o arquipélago e as comunidades ribeirinhas.

De Ponta de Pedras sairá também um linhão para Breves, em 138 mil Volts, para reforçar e dar segurança energética ao sistema de distribuição da 1ª etapa do Linhão do Marajó, além das linhas que atenderão Muaná e São Sebastião da Boa Vista, estas em 34.500 Volts.

Toda a madeira retirada para a instalação dos cabos de distribuição de energia, o chamado linhão, será revertida para as prefeituras que poderão utilizá-las na edificação de escolas, postos de saúde, trapiches, passarelas, centros comunitários e obras para a coletividade. As localidades interioranas também irão se beneficiar da energia através do rebaixamento das linhas de transmissão.

Texto: Pedro Medina

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000