NOTÍCIAS
11/08/2014
Variados
HOSPITAL REGIONAL DO MARAJÓ INCENTIVA O ALEITAMENTO MATERNO.
 

Desde sexta-feira (8) e por todo o mês de agosto, o Hospital Regional Público do Marajó vai intensificar as ações de incentivo ao aleitamento materno, em comemoração ao Dia Mundial da Amamentação, comemorado no dia 1º. A ação envolve mães colaboradoras e usuárias do hospital, que atualmente faz uma média mensal de 20 partos de alto risco, oferecendo estrutura com assistência de média e alta complexidade para os municípios de Breves, Bagre, Anajás, Curralinho, Portel, Melgaço e Gurupá.

Candidato a obter a certificação de “Iniciativa Hospital Amigo da Criança”, concedida pelo Ministério da Saúde em conjunto com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o hospital alinha sua primeira ação comemorativa em estímulo à amamentação com o tema “Mês da Amamentação”. O comitê que cuida do tema passará por uma reestruturação e receberá representantes das áreas técnica e administrativa. O objetivo é desenvolver ações e procedimentos internos para o cumprimento dos dez passos para a conquista do título.

Segundo o diretor executivo do hospital, Thiarle Dassi, neste mês será feito o cadastramento de todas as gestantes que estão em acompanhamento, incluindo as mães de bebês prematuros que necessitam de acompanhamento. “Durante todo o mês, serão desenvolvidas ações como a distribuição de material educativo e a exibição de vídeos com depoimentos sobre a importância do aleitamento materno, especialmente àquelas que continuam trabalhando”, destaca.

A mobilização em favor da amamentação se estenderá às famílias, que receberão orientações sobre a importância da alimentação inicial dos bebês, que deve ser exclusivamente de leite materno. “Isso requer mudança de comportamento, cultural. Muitas famílias da região já incluem o açaí na alimentação recente dos bebês”, ressalta a diretora técnica do hospital, Lígia Martucci.

Segundo a presidente do comitê, Elines Pereira, entre as ações destacam-se ainda o treinamento de métodos de aleitamento materno confortável para os recém-nascidos. A programação vai até 2 de setembro, quando ocorre o primeiro encontro com as mães atendidas pelo hospital, que terá como tema “Desafios de amamentar”, envolvendo mulheres no terceiro trimestre de gestação.

A partir daí, os encontros serão mensais, para incentivar essa prática que, além de alimentar o bebê, ainda protege a criança de doenças e traz inúmeros benefícios para a mãe, como redução de peso após o parto e a redução do risco de câncer de mama, entre outros.

Serviço: O Hospital Regional do Marajó dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e fica na Avenida Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.

Fonte: AGPA.
Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000