NOTÍCIAS
14/05/2013
Variados
V SEMINÁRIO DE SERVIÇO SOCIAL NO MARAJÓ
Seminário discute ações interventivas do assistente social na região do Marajó.
 

A atuação profissional e a política de assistência social no município de Breves estão entre os assuntos que serão abordados durante o “V Seminário de Serviço Social no Marajó: assistente social profissional crítico e propositivo em busca do fortalecimento da cidadania”. O seminário será realizado nos dias 14, 15 e 16 de maio, no auditório do Campus de Breves da UFPA.

 

O objetivo é possibilitar discussões que contribuam para o fortalecimento da ação interventiva dos assistentes sociais na região do Marajó. Para o coordenador geral do seminário, professor Sócrates Carvalho, “o espaço de ação do seminário entra como ato de conhecimento para acadêmicos do curso de Serviço Social, assistentes sociais e demais profissionais e trabalhadores da assistência que poderão vivenciar e debater sobre o conhecimento e as práticas do serviço social na sua contemporaneidade e dentro da região do Marajó”.

 

Desafios – A demanda de atendimentos em programas de assistência social e em projetos socioassistenciais não é acompanhada pela contratação efetiva de profissionais da área no município de Breves. Na saúde e na educação, também há carência de assistentes sociais.

 

Além do desafio de ampliação do número de profissionais contratados, o assistente social também enfrenta desafios de qualificação continuada dos profissionais já atuantes, de consolidação e de ampliação da rede socioassistencial.

 

Segundo o professor Sócrates, “a presença da UFPA na cidade de Breves colabora para que a participação do assistente social esteja sempre calcada no fazer crítico e reflexivo da prática profissional, o que se dá por meio da política de assistência e das demais políticas públicas que contam com a participação deste profissional”. Entretanto “um dos principais desafios que se tem hoje é a ampliação das entidades concedentes do estágio supervisionado obrigatório aos discentes da Faculdade de Serviço Social, do Campus de Breves”, afirma o professor.

 

 

 

Programação – Ciclos de palestras e debates sobre o tema “Assistente Social: profissional crítico e propositivo em busca do fortalecimento da cidadania” farão parte da programação do V Seminário de Serviço Social no Marajó. Além disso, docentes e discentes apresentarão trabalhos acadêmicos a respeito das expressões e contradições da questão social no Marajó, a exemplo da prática profissional dos assistentes sociais, da violação dos direitos da infância, do trabalho informal e do trabalho extrativista. A programação conta, ainda, com atividades culturais expressivas da região.

 

Data: 14 a 16 de maio de 2013

Local: Campus do Marajó-Breves


 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000