NOTÍCIAS DE ANAJÁS
24/11/2017
Anajás
ANAJÁS COMPLETA 131 ANOS
 

Anajás na Ilha do Marajó, completa amanhã, sábado, dia 25 completar 131 anos. Com aproximadamente 30 mil habitantes, a cidade dista da capital em linha reta 172 km. A posse do território de Anajás antigamente era disputado pelos antigos políticos dos municípios de Breves e Chaves. Só no dia 25 de novembro de 1886 teve sua independência onde as zonas do Trovão e Furo do Breu passaram a pertencerem a Anajás. Os primeiros habitantes os índios Inajas. O nome de Anajás surgiu em função de existir grande quantidade de inajazeiros, ( maximilianamaripa), uma árvore que fornece pequenos cocos oleaginosos, de terrenos seco e arenoso. Sua característica sócio econômica, baseasse nas atividades extrativistas, na pecuária e agricultura familiar, a produção da extração vegetal como a madeira, o palmito e o açaí cuja produção e o comercio no município vem crescendo espontaneamente nos últimos anos.

A programação começou desde ontem quinta com Ação Cidadania no Salão Paroquial da cidade. Hoje haverá programação esportiva com premiações para várias modalidades. A noite programação cultural com grupos folclóricos e show de calouros. Amanhã, sábado acontecerá alvorada; solenidade alusiva ao aniversário. A noite, acontecerá apresentação de bandas locais, disputa do concurso miss Anajás no Ginásio de Esporte Suzirley Nogueira. O evento será fechado com chave de ouro com o show da cantora Lene Bandeira.

A Prefeita Jacy Barros, juntamente com a Secretária de Turismo do município, Josiele Santana tomaram todas as providencias em logística, transporte, segurança, alimentação e uma boa estrutura para receber milhares de visitantes das cidades vizinhas e da capital do Estado. A cidade vai ser pequena pra tantos turistas que movimentarão o emprego e a renda do comercio local do município. Jacy Barros aproveita hoje, para pagar os professores e já adiantar 50% do salário dos mesmo. Parabéns a todos e sucessos durante toda a programação.

Wavá Bandeira

 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000