NOTÍCIAS DE CACHOEIRA DO ARARI
14/06/2011
Cachoeira do Arari
SÃO SEBASTIÃO EMOCIONA FIÉIS EM BELÉM
Nota sugerida por Elenice Oliveira, 13/06/2011
 

Todos os anos a imagem do Glorioso São Sebastião deixa o município de Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó, para levar benção e fé a devotos de todo o Pará. Em Belém, as atividades da 10° Peregrinação foram encerradas ontem, após um mês de visitas a casas de devotos, órgãos públicos e entidades não governamentais. Despedida que emocionou centenas de fiéis em diferentes bairros da capital durante o final de semana.

 

“Quando São Sebastião vem à minha casa sentimos um clima de paz, uma energia abençoada”, explica Jucirema Silva, que há dez anos integra o evento. No último sábado (11), ela recebeu o santo acompanhado da Comissão dos Foliões, que realizou um ritual capaz de encantar todas as crenças.

Em latim e com sotaque caboclo, foram entoadas ladainhas e folias, símbolos do catolicismo e da cultura Marajoara. “É a parte mais bonita da cerimônia, por isso faço questão de convidar vizinhos, familiares e amigos para participarem”, garante Jucirema, com a casa toda enfeitada de balões e cartazes.

Já no domingo, o momento foi de festa. Comidas típicas, apresentações musicais e cânticos religiosos divertiram o público na sede da Tuna Lusa Brasileira, onde foi celebrado o encerramento oficial.

 

“Minha família toda é do Marajó e lá a força do santo é ainda maior. Se não posso prestigiar lá assisto às celebrações aqui mesmo e ainda trago toda a família”, afirma a professora Clara Lima.

Segundo os organizadores, somente este ano foram mais de 3.000 devotos em mais de 60 residências nos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Barcarena, Castanhal e Colares.

 

PATRIMÔNIO

Segundo os organizadores, somente este ano, foram mais de 3.000 devotos em mais de 60 residências nos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Barcarena, Castanhal e Colares, que receberam a 10ª Peregrinação, realizada pela Irmandade dos Devotos do Glorioso São Sebastião (IDGSS). A Festa de São Sebastião em Cachoeira do Arari é considerada patrimônio cultural do Estado do Pará, pela Lei Estadual 7.377 de 6 de janeiro de 2010.

(Diário do Pará)

Comunicação - AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000