NOTÍCIAS DE CHAVES
17/04/2012
Chaves
CARAVANA PRO PAZ CIDADANIA LEVA SERVIÇOS AO MUNICÍPIO DE CHAVES
 

A Caravana Pro Paz Cidadania começou a atender nesta segunda-feira (16) no município de Chaves, na ilha do Marajó, oferecendo consultas médicas, exames, atividades educativas e culturais e emissões de documentos. O último município visitado foi Afuá, onde foram feitos 40 mil atendimentos, em três dias de ação. As irmãs Jane e Jaely Silva aproveitaram para retirar os documentos pessoais, como CPF, carteira de trabalho e carteira de identidade.

 

“Apesar de ser menor de idade resolvi tirar o RG. É muito demorado conseguir esse documento aqui no município, mas na caravana o meu saiu no mesmo dia, e até as fotos tirei aqui. Agora posso dizer que sou cidadã”, disse Jaely. “Essa ação é muito boa para todo o povo afuaense. Temos muita dificuldade em conseguir esses documentos. Vou voltar para casa com a minha carteira de trabalho e o CPF e já posso procurar um emprego”, afirmou Jane.

 

A dona de casa Leicivana Nascimento estava há quase dois anos sem a carteira de identidade, que foi molhada durante uma viagem de barco. Sem os R$ 30 para pagar pela segunda via, a caravana foi a saída. “Apesar de parecer pouco dinheiro, R$ 30 para a gente é um valor alto. Essa caravana foi uma bênção para mim, porque é muito difícil ficar sem identificação, mas agora não vou ter mais problemas com isso, pois o meu RG está garantido”, disse.

 

A Polícia Civil do Pará, que emite o documento, tem uma equipe de 15 pessoas trabalhando na caravana, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), que providencia as fotos 3x4. As carteiras saem no mesmo dia porque a equipe tem acesso direto ao sistema pela internet. Normalmente, a espera é de 30 a 60 dias, pois a requisição é enviada para Belém, para confecção do RG.

 

Balanço – Em Afuá a Polícia Civil emitiu 566 carteiras de identidade; a Sejudh tirou 379 fotos e 490 carteiras de trabalho; a Defensoria Pública emitiu 1.018 CPF e fez 252 atendimentos jurídicos; e a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) encamihou 451 certidões de nascimento. A Ação Social Integrada do Palácio do Governo (Asipag) entregou 29 cadeiras de rodas e 230 cadastros para óculos de grau especial a serem fabricados em Belém.

 

A caravana fez mais. A Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) deu palestras para 77 pessoas da rede de proteção de crianças e adolescentes; a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) recebeu 175 pessoas nas palestras de combate às drogas e violência; e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Defesa Civil, fez palestras e oficinas de reciclagem para 188 pessoas.

 

O Instituto de Artes do Pará (IAP) cadastrou 90 artistas locais e recebeu 600 telespectadores nas exibições de cinema itinerante. A Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves recebeu 505 crianças nas atividades de leitura, contação de histórias e teatro de fantoches. Além, disso, em parceria com a Prefeitura de Afuá, que convidou quatro cabeleireiros para embarcarem na caravana, foram feitos 866 cortes de cabelo.

 

O cabeleireiro Silas Chermont disse que, ao saber dos serviços oferecidos pelo governo, aceitou na hora o convite para participar da ação. “É uma maneira de sermos solidários com a população da nossa terra. Nunca pensei que a Caravana Pro Paz Cidadania fosse uma ação tão grande e abrangente como essa. Estou feliz em ser parte disso tudo”, disse. O estudante Huanderson Souza gostou de renovar o visual. “Gostei muito. Cortei o cabelo antes de tirar as fotos para o meu documento”, contou.

 

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) fez 3.084 consultas. Foram 5.589 exames e 398 vacinas aplicadas. Na odontologia o atendimento alcançou 3.405 procedimentos, e na oftalmologia foram 4.449 procedimentos, com 441 óculos entregues. Ainda foram ministradas 30 palestras de nutrição e distribuídos gratuitamente 24.032 medicamentos, mediante a apresentação da receita médica.

 

Fonte: Agência Pará de Notícias

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000