NOTÍCIAS DE CURRALINHO
29/12/2011
Curralinho
CELPA REALIZA TESTES DE ENERGIA PRÉ-PAGA EM COMUNIDADE DE CURRALINHO
 

A comunidade isolada de Araras, em Curralinho, município situado no Arquipélago do Marajó, no Pará, terá um sistema de energia pré-pago, que será implantado pela Celpa (PA). Os medidores já foram comprados e os testes desta nova modalidade estão previstos para começar em janeiro. A previsão é colocar o novo sistema em operação ainda no primeiro semestre de 2012.

 

Segundo a distribuidora paraense, o sistema funciona de forma semelhante como é feito com a telefonia pré-paga: o consumidor adquire créditos antes do uso da energia. Quando eles estiverem acabando, o cliente será avisado por meio de avisos sonoros e luminosos pelo medidor. A compra dos créditos também pode ser feita aos poucos, de acordo com a necessidade de cada um.

 

Com este teste, a concessionária poderá avaliar os resultados relacionados à redução dos custos com serviços de leitura, entrega de faturas, suspensão e religação, que contribuem para mitigar o impacto tarifário ao consumidor.

 

Para gerar a energia necessária, estão sendo construídos quatro sistemas isolados para atender cada grupo de clientes, o menor com quatro consumidores e o maior com 38. O projeto é composto por um sistema híbrido de energia - com fontes eólica, diesel e solar - e três mini usinas fotovoltaicas.

 

Os sistemas possuem a seguinte potência instalada: 38,6kW de painéis fotovoltaicos (solar), 6kW de aerogeradores (Eólico) e 7,5kW de geração a diesel. Setenta e cinco unidades consumidoras serão beneficiadas com a energia, sendo 64 residências, quatro igrejas, três escolas, dois depósitos, dois comércios, um salão comunitário, um posto de saúde e uma casa pastoral.

 

Ainda de acordo com a Celpa, o sistema de geração tem também um banco de baterias para armazenamento da energia produzida pelas fontes renováveis e um grupo gerador diesel de reserva, projetado para operar como backup nos períodos de pequena disponibilidade de recursos eólicos e solares, e quando a bateria estiver descarregada. "Os sistemas propostos para a comunidade empregam tecnologia de ponta para conversão das fontes renováveis de energia eólica e solar", ressalta Giorgiana Pinheiro, gerente do  Departamento de Pesquisa e  Desenvolvimento da Celpa.

 

Além desse projeto de testes no Pará, a Celpa já recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica para executar um outro programa de testes de consumo de energia pré-pago, que será desenvolvido em 11 comunidades isoladas da Reserva Extrativista Verde para Sempre, em Porto de Moz. Estão inseridos neste segundo programa de testes, 220 unidades consumidoras que serão atendidas por meio de duas miniusinas, uma de geração fotovoltaica e outra híbrida fotovoltaica e diesel. A perspectiva da empresa é colocar este segundo sistema em operação no segundo semestre do ano que vem. (Canal Energia).

Comunicação - AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000