NOTÍCIAS DE GURUPÁ
24/06/2015
Gurupá
GESTORES DEBATEM O DIREITO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA.
 


Com o propósito de promover a alimentação adequada da população, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) criou o Sistema Nacional de Segurança Alimentar (SISAN), a fim de construir políticas junto a estados e municípios, para monitorar e avaliar a situação alimentar e nutricional dos brasileiros, por ser a alimentação adequada e saudável um direito de todos.

Esse tema foi discutido com representantes do governo de Gurupá e da sociedade, em reunião realizada na sexta-feira (19), no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), onde os participantes expuseram a situação da segurança alimentar no município e apresentaram propostas em busca de garantir comida a todos, no campo e na cidade.

Além de ampliar a participação da sociedade na construção do SISAN a nível municipal, o evento funcionou como espaços de debates sobre alimentação, saúde, nutrição, políticas de incentivo à agricultura e serviços em execução de vigilância sanitária e inspeção animal. Também foi a ocasião para formar o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, e eleger delegados e suplentes que irão colaborar na IV Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

O Conselho é formado, em sua maioria, por entidades representativas da sociedade civil. Formado o Conselho, cabe ao executivo municipal, após a aprovação pela Câmara de Vereadores, reforçar as políticas que já são desenvolvidas por meio das secretarias de Agricultura, Assistência Social e Educação para a alimentação adequada.

Texto e fotos: Rui Pena.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000