NOTÍCIAS DE GURUPÁ
08/10/2015
Gurupá
ATIVIDADES EXTRAS EM ESCOLAS DE GURUPÁ OFERECEM MAIS EDUCAÇÃO AOS ALUNOS.
 
Alunos de Gurupá estão passando mais tempo nas escolas e adquirindo mais conhecimento com atividades que vão além do ensino de português, matemática e outras tradicionais disciplinas conhecidas dos estudantes. Programa do governo federal “Mais Educação”, executado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), induz o aluno a entrar em contato com outras áreas do conhecimento, despertando mais interesse pelas atividades escolares e facilitando a aprendizagem.

São diversas atividades em educação ambiental, cultura, artes, informática, saúde, esporte e comunicação que, com o acompanhamento pedagógico de coordenadores, professores e monitores, são desenvolvidas conforme o interesse de cada aluno.

“O programa vem com a perspectiva da educação integral reforçada, para que o aluno passe mais tempo na responsabilidade da escola, onde os professores têm a tarefa de complementar as atividades curriculares, junto com os monitores, que operacionalizam essas tarefas. Também é uma estratégia do Ministério da Educação para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB), que costuma ser baixo nos municípios do arquipélago do Marajó”, explica a professora Gorete Pastana, da Semed.

A escola Ribeiro Dias, na zona urbana do município, é uma das unidades de ensino onde são desenvolvidas atividades extraclasse com 758 alunos, desde 2013, quando a escola foi inserida no programa. Os alunos recebem essa espécie de reforço escolar, com uma equipe específica de quatro educadores, três pedagogos e 17 monitores que desenvolvem as modalidades de esporte (handebol, futsal, vôlei, xadrez, basquete), estudos e leituras, promoção da saúde (vídeos educativos, palestras dobre vacinas e prevenção de doenças), educação ambiental (canteiro sustentável) e canto (grupo coral).

“Percebemos o resultado no interesse e desempenho dos alunos, principalmente na área de estudos e leituras, canteiro de horta e esportes”, afirma a professora Cleonice Fernandes, que coordena o programa na Ribeiro Dias.

Entre as atividades praticadas nessa escola, destaca-se o trabalho realizado no canteiro sustentável, mantido por três monitores que trabalham com os alunos o cultivo de chicória, alface, coentro, cebolinha, pimentinha de cheiro, quiabo, couve, agrião e beringela. Esses produtos complementam a merenda escolar. A atividade tem apoio da secretaria de Agricultura do município com orientações técnicas, e da secretaria municipal de Saúde com palestras sobre alimentação saudável.

Das 97 escolas do município, 43 são contempladas pelo programa, na cidade e na zona rural de Gurupá. Para que uma escola seja contemplada, deve possuir Conselho Escolar, a unidade executora própria da escola. Com essa condição, a escola é incluída para receber os recursos pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Interativo), daí a adesão é validada pela Semed. Incluída a escola no programa, a direção reúne com a equipe pedagógica para escolher as atividades mais adequadas que serão desenvolvidas com os alunos.

De agosto do ano passado a agosto desse ano, as escolas de Gurupá contempladas pelo “Mais Educação” receberam R$ 2.558.790,22 em duas parcelas, para execução do programa. Os valores são creditados diretamente na conta de cada escola contemplada, que administra seu próprio recurso, numa gestão participativa.

Na zona urbana do município, quatro escolas recebem esses recursos: Ribeiro Dias, Mariocay, Padre Julio Luppi e Licurgo Peixoto, e mais 39 na zona rural que possuem conselhos. A Prefeitura de Gurupá planeja implantar os Conselhos Escolares em todas as escolas do município, até o final deste ano, para que todas as unidades de ensino sejam incluídas no programa. Hoje existem 7.635 alunos cadastrados no programa.

“Mais Educação”, regulamentado pelo Decreto 7.083/10, é uma estratégia do Ministério da Educação para ampliação o tempo da jornada escolar e aumentar o IDEB nos municípios brasileiros, na perspectiva da educação integral.

Outros programas do governo federal como Água na Escola, Atleta na Escola, Escola Aberta, têm adesão da Secretaria de Educação de Gurupá.

Texto e fotos: Rui Pena

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000