NOTÍCIAS DE MELGAÇO
30/09/2014
Melgaço
MELGAÇO INSTALA COMITÊ MUNICIPAL DO PACTO PELA EDUCAÇÃO.
 

Foi instalado no último sábado (27) o comitê municipal do Pacto pela Educação do Pará em Melgaço, na Ilha do Marajó. Com este, já são seis os comitês na região (os outros ficam nos municípios de Breves, Cachoeira do Arari, Santa Cruz do Arari, Salvaterra e Ponta de Pedras).

Benedita Cirino, do comitê regional do Pacto do Marajó e representante da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) na cerimônia, apresentou as metas e os projetos do pacto e falou sobre a importância da participação de todos para o alcance dos objetivos. Para ela, o Pacto é o instrumento mais eficiente que se tem para melhorar a educação. “A transformação depende de cada munícipe. A comunidade tem que abraçar a causa”, defendeu.

Para o secretário municipal de Educação, Onilson Nascimento, a instalação do comitê gestor em Melgaço é mais uma ferramenta para ajudar no aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e desenvolver a educação municipal num contexto de parcerias entre Estado e município.

Segundo o professor doutor Agenor Sarraf, representante da Universidade Federal do Pará (UFPA) na cerimônia, o comitê vai “fortalecer a política pública local, orientando e acompanhando coletivamente ações na área ensino–aprendizagem, o trabalho do professor, a melhoria da infraestrutura física, tecnológica e informacional, bem como a qualificação da gestão escolar e da secretaria municipal de educação”.

O gestor da 13ª Unidade Regional de Educação (URE), Elias Beltrão, ressaltou o compromisso do governo com a educação no Estado e a importância da parceria entre Estado e municípios. Representante da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam), Raquel Anunciação colocou-se à disposição para, junto com o Comitê Regional, articular a implantação de mais comitês na região, compromisso com os municípios marajoaras.

O coordenador do Projeto Ensino Médio Inovador (Proemi) na regional, Valfredo Franco, apresentou o programa para a comunidade, enquanto o secretário Onilson Nascimento enfatizou a importância da criação do comitê para o município. Entre os demais convidados estavam os secretários municipais, representantes do poder legislativo e judiciário, UFPA, conselhos tutelar e de educação, diretores e professores das escolas, bem como alunos e representantes da sociedade civil e organizada.

A abertura do evento teve apresentação da Banda Musical do Município de Melgaço, que executou os hinos oficiais do Brasil, do Pará e do município e ao final fez uma apresentação cultural de carimbó.

O Comitê Gestor de Melgaço é composto pelos seguintes membros e suplentes: Onilson Carvalho do Nascimento (Presidente) – Secretário Municipal de Educação; Maria do Perpétuo Socorro Reis – Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social (Suplente: Cristina de Fátima de Almeida Santos); Raimunda Correa Braga – Poder Judiciário (Suplente: Georgina Taveira dos Santos Barbosa); João Moura de Lima – Secretaria Municipal de Agricultura (Suplente: Marcelo Machado Gomes); Raimundo Nonato Miranda de Brito – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Melgaço (Suplente: Silvia Sandra de Souza Lobato); Maria de Jesus Tavares Nogueira – Pastoral da Criança (Suplente: John Lennon Carvalho do Nascimento); Geilda Pedra Ferreira Barros – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Suplente: Brigída Maria de Lima Nogueira); Ingrid Maiara Portilho Ladislau – Secretaria Municipal de Administração (Suplente: Geissa Maria Almeida Costa); Luiz Wagner Martins do Monte – Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Suplente: Maria Ivanilde da Silva e Silva); Eldiney da Silva Guimarães – Conselho Tutelar (Suplente: Zila da Luz Souza); Leiciane Nogueira Ramos – Secretaria Municipal de Cultura (Suplente: Odilena Costa Viegas); Agenor Sarraf – Universidade Federal do Pará; Miramor de Souza Ferreira – Empresa Parceira.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000