NOTÍCIAS DE MELGAÇO
04/01/2016
Melgaço
INAUGURAÇÕES NAS ÁREAS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE DURANTE ANIVERSÁRIO DE 53 ANOS DE MELGAÇO.
 
O município de Melgaço, no Marajó, comemorou 54 anos de emancipação e o prefeito Adiel Moura promoveu uma série de inaugurações nas áreas de educação e saúde que irão contribuir para a elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), considerado um dos mais baixos do Brasil.




Na área da educação, a prefeitura entregou à população, o Centro Municipal de Referência de Educação Infantil, na verdade uma creche moderníssima, padrão A, com recursos do MEC/FNDE, e contrapartida do município. Ela vai atender cerca de 400 crianças em meio período na faixa de 1,5 até 3 anos principalmente dos bairros Centro, Castanheira, Tucumã e Tabocal.


O Centro recebeu o nome de Maria Creusa dos Santos, que foi uma das primeiras coordenadoras pedagógica do município e dedicou sua vida à educação das crianças do município. Segundo o prefeito Adiel Moura, o FNDE decidiu construir a creche mais completa em Melgaço para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que vem melhorando bastante nos últimos anos, graças aos investimentos do Governo federal e a prioridade que a administração municipal vem dando à educação.
O Centro vai funcionar com quadro técnico composto de 20 professores, dois coordenadores e mais de dez auxiliares em tarefas distintas. A prefeitura instalou aparelhos de ar condicionado e sinal de televisão a cabo em todas as salas do Centro e vai disponibilizar merenda e transporte para as crianças.






Na área da saúde, a prefeitura inaugurou a nova Unidade Básica de Saúde (UBS), Maria Janete Andrade Câmara, que exerceu, por muitos anos, atividades na área da saúde do município sempre com muita dedicação. A nova UBS vai atender principalmente a população ribeirinha com médicos dentistas, enfermeiros, medicamentos, vacinação e o programa Saúde da Família. Os médicos cubanos Arelis Sanches e Orlando Penã, que estão há mais de um ano em Melgaço, reconhecem que o município é ainda bastante carente na área da saúde mas que melhorou com a implantação de UBS na cidade e no interior e programas como o Mais Médicos.

Em frente à nova Unidade, a prefeitura entregou a Academia da Saúde para atender pacientes com síndromes ou problemas motores, a melhor idade e pacientes que necessitem de fisioterapia. A Academia tem um amplo salão para atividades internas e alguns equipamentos de ginástica no espaço externo, que ganhou também uma pracinha. 

Texto e fotos: Pedro Medina
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000