NOTÍCIAS DE MELGAÇO
14/06/2016
Muaná
MUANÁ, NO MARAJÓ, RECEBE AÇÃO DE PREVENÇÃO CONTRA O ESCALPELAMENTO.
 


A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Diretoria de Políticas de Atenção Integral à Saúde e da Coordenação Estadual de Mobilização Social, encerrou no último domingo (12), em Muaná, na Ilha do Marajó, uma ação de enfrentamento ao escalpelamento. A atividade ocorreu durante quatro dias com uma equipe de técnicos da Sespa e da Capitania dos Portos, que fizeram a cobertura do eixo do motor, palestras, rodas, reuniões e visitas às comunidades ribeirinhas.

A “Ação Conscientização Pública e Prevenção ao Enfrentamento ao Acidente de Motor com Escalpelamento” teve como objetivo prevenir o escalpelamento no município do Marajó, no período do tradicional Festival do Camarão, que atrai muita gente à cidade. “A ação foi uma ótima oportunidade para fazer a cobertura do eixo. Com a intensificação das campanhas, muitas pessoas já estão dispostas a tomar o procedimento, melhorando a segurança da navegação”, disse a coordenadora estadual de Mobilização Social, Socorro Silva.

A ação foi coordenada pela Sespa, Marinha do Brasil/ Capitania dos Portos e Comissão Estadual de Enfrentamento aos Acidentes de Motor com Escalpelamento, que trabalham a conscientização pública para a importância da prevenção e também fazem intervenção prática com a cobertura de eixos, gratuitamente.

A Marinha Brasileira, por meio da Capitania dos Portos em Belém, também tem feito ações de prevenção do acidente, abordando embarcações para a instalação de uma proteção de eixo metálica, que cobre totalmente a principal causa dos acidentes. Somente em 2015 foram instaladas 129 proteções de eixo, e desde 2009 foram mais de 3,6 mil peças instaladas.

Dos 144 municípios paraenses, as 21 localidades com maior incidência de casos são Abaetetuba, Afuá, Anajás, Bagre, Barcarena, Breves, Cametá, Chaves, Curralinho, Igarapé-Miri, Juruti, Limoeiro do Ajuru, Melgaço, Moju, Muaná, Oeiras do Pará, Oriximiná, Gurupá, Portel, Prainha e São Sebastião da Boa Vista. Dez casos foram registrados em 2013, onze em 2014 e dez em 2015.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000