NOTÍCIAS DE MELGAÇO
03/10/2011
Melgaço
MELGAÇO SOFRE COM RACIONAMENTO DE ENERGIA
PREJUÍZOS! Dos quatro motores a diesel da cidade, dois estão fora de funcionamento
 

Há dois meses, os moradores do município de Melgaço, na Ilha do Marajó, começaram a conviver com os problemas da falta de energia no município de 25 mil habitantes. Na semana passada, com a festividade do padroeiro São Miguel Arcanjo, a situação se agravou.

 

O racionamento de energia é diário e já está afetando o comércio no município. A estação da Celpa em Melgaço tem quatro motores a diesel, mas segundo os técnicos, que não querem ser identificados, apenas dois estão operando. O racionamento funciona da seguinte forma: durante o dia, a metade da cidade fica sem energia, quando chega à noite é a vez dos outros 50% do município e, assim, o racionamento segue por tempo indeterminado até que os outros dois motores sejam recuperados.Os técnicos alegam que os motores já estão com mais de 30 anos de uso. Dos quatro motores a diesel da cidade, dois estão fora de funcionamento dificultando a manutenção dos equipamentos.

 

O proprietário de um supermercado e um hotel em Melgaço precisou comprar um gerador para não ficar sem energia. Outros comerciantes estão fazendo a mesma coisa. Durante a festividade, a prefeitura de Melgaço alugou um gerador por três dias no valor de R$ 3 mil para que a festa realizada no ginásio municipal não ficasse comprometida. Com o racionamento, aulas estão sendo suspensas, os açougues estão tendo prejuízos, o Fórum fica sem atendimento ao público e o hospital municipal funciona de forma limitada, mesmo com gerador próprio. Os comerciantes da cidade estão organizando uma  comissão para pedir uma explicação para a diretoria da Celpa em Belém. A comissão vai fazer um abaixo-assinado para encaminhar o caso para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 

Em nota, a Celpa informou que o racionamento acontece há apenas três dias e que técnicos já estão trabalhando em Melgaço, mas não há previsão para conclusão do serviço. O Ministério Público já teria notificado a Celpa sobre o problema.

 

O Liberal

Comunicação - AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000