NOTÍCIAS DE MELGAÇO
26/03/2012
Melgaço
CRIANÇAS E JOVENS DESPERTAM PARA O PRAZER A LEITURA EM MELGAÇO
 

Contação de histórias, teatro de fantoches, roda de leitura, desenho e pintura são algumas das atividades oferecidas pela Caravana da Leitura, da Fundação Cultural Tancredo Neves, em Melgaço, onde estão acontecendo as ações Caravana Pro Paz Presença Viva. A média de público por dia nas atividades é de 300 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos.

Com o objetivo de valorizar a cultura local, foi montada uma programação especial para os municípios do Marajó. Um painel literário, que funciona como uma espécie de jogo, conta um pouco da historia do município de Melgaço, destacando os aspectos culturais, sociais e hidrográficos da região. “A atividade é voltada para adolescentes, mas as crianças também aprendem porque se integram ao grupo”, explica a técnica de programação cultural da Fundação, Iva Rothe.

A Caravana da Leitura também trouxe a Melgaço o “Livro Zoom Marajoara”, uma peça gigante feita em papel cartão contendo toda a trajetória da viagem até chegar ao município. No final os participantes sentam em roda, em torno de uma mandala marajoara, para a exibição dos resultados.

Outra atividade realizada no município foi a “Antologia Literária”, onde foi feito um apanhado de toda a história da cidade, suas lendas, seus escritores e sua cultura. Em Melgaço a atividade lotou uma das salas da Escola José Maria Vieira Viegas Junior e um dos escritores locais, conhecido por “Juninho”, foi reconhecido na Antologia. “É uma forma de despertar o interesse dessas crianças e adolescentes pela leitura”, ressalta Ana Rosa Ramos, coordenadora do Projeto Caravana da Leitura. Uma das atividades que mais atrai o publico infantil é a pintura na pele. Kauan Vegas do Monte, de 6 anos, exibiu feliz o desenho colorido pintado no braço. “A tia me ajudou a fazer uma formiga, mas eu também quero fazer a borboleta”, dizia.

A contação de historias também tem público garantido em Melgaço. Com apenas 7 anos, Lucas Silva do Nascimento diz que já contou até para os vizinhos a história da joaninha que ele aprendeu no primeiro dia da Caravana da Leitura na cidade. “Eu contei para os meus pais, para os meus irmãos que não vieram e para a Dona Antonia (vizinha). Hoje eles estão aqui de novo e daqui a pouco vamos escutar mais histórias”, comemorou.

O Projeto Caravana da Leitura oferece atividades de fomento à leitura e à informação. Uma de suas principais ferramentas para atingir esse objetivo é justamente o Ônibus Biblioteca, que leva contação de histórias, gincanas, bingos culturais, teatro de fantoches e ainda permite consulta ao acervo móvel, com mais de cinco mil exemplares. Em Melgaço, a infraestrutura do porto da cidade não permitiu a descida do ônibus, mas atividades estão sendo realizadas na Escola José Vieira Viegas Junior. (Agência Pará de Notícias).  

COMUNICAÇÃO/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000