NOTÍCIAS DE MELGAÇO
30/05/2012
Muaná
31º FESTIVAL DO CAMARÃO DE MUANÁ: A MAIOR FESTA CULTURAL DO MARAJÓ
 

CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIAR
Município de Muaná, localizado na Ilha do Marajó, realiza o 31ºFESTCAM - FESTIVAL DO CAMARÃO, evento que pela sua grandeza e importância tornou-se um ícone das manifestações populares deste arquipélago. O 31º FESTCAM acontecerá na cidade de Muaná nos dias 8, 9 e 10 de junho de 2012.

Serão três dias de uma intensa e variada programação com shows musicais, festa de aparelhagem, apresentações folclóricas, gastronomia, artesanato, atividades esportivas e muito mais. Tudo gratuito e aberto ao público em geral.

 

Rolando Roll e Banda Star Night no 
palco do FESTCAM 2011
 
Realizado pela Prefeitura Municipal de Muaná, o FESTIVAL DO CAMARÃO chega à sua 31ª edição reconhecido como um projeto de relevância regional e nacional, com um público crescente a cada ano, confirmando o imenso potencial para o fortalecimento da cultura, do turismo e da economia da região. Segundo dados das empresas de transporte e da Polícia Militar, mais de 30 mil pessoas participarão do evento em 2012, boa parte delas turistas vindos inclusive de outros estados brasileiros e também do exterior.

Vista de Muaná pelo rio
Cercada por rios e igarapés, com um rico patrimônio cultural e ambiental, Muaná é ribeirinha por essência e condição, lugar onde a identidade e diversidade cultural amazônica se manifestam de forma viva e intensa. O FESTCAM foi criado justamente para celebrar e valorizar essa cultura ribeirinha e marajoara, consolidando-se ao longo dos anos como o maior evento cultural do Marajó e uma das principais manifestações populares do Pará.

O evento será realizado no CAMARÓDROMO, espaço definitivo do festival construído pelo atual Governo Municipal, administrado pelo prefeito Raimundo Cunha, que assim proporciona mais segurança, bem estar e conforto à população e visitantes. É a melhor estrutura da região a serviço do lazer e bem-estar de nosso povo.
Venha você também conhecer e se encantar com a tradição cultural e as belas paisagens de Muaná, a “Princesa do Marajó”. Quando junho chegar, embarque conosco em nossa festa maior.

Atrações Culturais

As grandes atrações culturais do FESTIVAL DO CAMARÃO DE MUANÁ marcam todas as suas edições, e agora que celebramos os 31 anos do Festival não poderia ser diferente. A apresentação de bandas e artistas locais e regionais, grupos folclóricos e a escolha da Miss e Mister FESTCAM 2012, junto com as competições e atividades esportivas, fazem parte da programação especial em comemoração a essas mais de três décadas do nosso Festival.

Prefeito Raimundo Cunha 
e a Miss FESTCAM 2011
Os ritmos regionais como o Carimbó, o Lundu, a Guitarrada, o Brega e o Tecnomelody, entre outros, são a trilha sonora que animará o público vindo de todos os lugares, ao lado de expressões nacionais como o samba, o pagode, o sertanejo e a MPB. Grandes estrelas da música paraense já confirmaram sua presença no evento, entre eles Mestre Vieira, Banda Fruto Sensual , Banda AR15Bruno e TrioMarkinho e Banda, Forró Bom de Farra, Banda 007 e Baladeros.


 
Também está confirmada a participação do BADALASOM - O Búfalo do Marajó, uma das principais aparelhagens do Pará que fará todos dançarem na companhia das aparelhagens 100% muanenses GUGU BOY MAGNATA. E também teremos os artistas de Muaná fazendo a festa, como a Banda Star Night, Búfalo Saudade, Agito Show, Bolinha e Banda Albatroz, entre outros, mostrando o talento da terra para o público do Festival. Já os ritmos e danças tradicionais do Marajó ficam por conta dos grupos "Os Muanãs" (Muaná) e "Aruaques" (Ponta de Pedras.)

Veja abaixo a programação completa do festival:





Gastronomia Tradicional

Além da música, os visitantes irão conhecer e degustar o sabor único da culinária muanense, especialmente os pratos exóticos que são o diferencial do Festival, como a muqueca de camarão, o camarão no bafo, camarão no alho e óleo, as tortas e sopas, dentre outras delícias caboclas.

 

São muitas receitas e sabores à disposição do público nas barracas da Feira Gastronômica do FESTCAM, verdadeiros tesouros da cozinha ribeirinha e marajoara que tem no camarão sua base principal, mostrando a força e a importância dessa cadeia produtiva para toda a região.

Ecoturismo

Praia de água doce e céu 
azul em Muaná
 
Outro atrativo de Muaná são suas belezas naturais, um cenário com exuberantes florestas, ilhas, rios e igarapés, onde encontra-se uma fauna e flora bela e diversa, podendo ser apreciadas em trilhas e passeios promovidos por empresas locais.

Lugares como as belíssimas praias da Pescada e do Mandíi, o balneário de Mocajatuba ou a misteriosa ilha do Palheta e seu antigo casarão colonial pedem uma visita obrigatória. As diversas opções turísticas e culturais fazem do município de Muaná uma das cidades mais visitadas do Arquipélago do Marajó, inserindo definitivamente o FESTIVAL DO CAMARÃO no Calendário de Eventos do Estado do Pará.

As bandas AR 15 e Bruno & Trio




Informações:

Em Muaná: Fundação de Cultura, Desporto e Turismo de Muaná
Telefones: (91) 3494-1440 / 9113-9739 / 9119-3464
fundacaomuana@gmail.com

Em Belém: Representação da Prefeitura de Muaná
Telefones: (91) 3249-3920 / 3249-3940 / 9126-9825 / 9137-9017
muanadomarajo@gmail.com

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000