NOTÍCIAS DE PONTA DE PEDRAS
26/12/2013
Ponta de Pedras
PONTA DE PEDRAS QUER DESENVOLVER COM O TURISMO
 

Banhado pelas águas da baia do Marajó e pelo rio Marajó Açu, Ponta de Pedras, distante cerca de 3 horas e Belém via marítima, reúne o que há de mais belo com o requinte da natureza do arquipélago. As praias da Mangabeira, São Pedro, Praia Grande e tantas outras que se estendem por vários quilômetros vislumbram paisagens que variam de acordo com a maré e a geografia do terreno. Quando a maré está baixa, desnudam as praias de areia fina, vegetação exuberante de palmeiras, ajiru e outras espécies nativas. Quando alta, as ondas arrebentam na praia formando ondas de um metro ou mais para deleite dos banhistas que usufruem de água límpida e doce.

Apenas a praia da Mangabeira tem estrutura de turismo como bares, restaurantes, chuveirada, banheiros, bancos na sombra das árvores e fáceis acessos à praia. Nas demais, reina o silêncio, a paz, o movimento de barcos dos pescadores na faina diária de recolher os peixes e o barulho das ondas que avançam sobre a margem. A prefeitura está reunindo os proprietários de hotéis, pousadas e restaurantes para buscar parceria com a Secretaria de Turismo e A ABAV a fim de dinamizar o setor que tem forte potencial, mas carece de bons projetos para atrair os turistas. A estrada que dá acesso às praias, de cerca de 8 quilômetros, deverá passar por reforma no começo do próximo ano e o município, terra do escritor Dalcídio Jurandir dente outros nomes consagrados da nossa cultura, detém uma história cultural e artística pouco conhecida, que poderá servir da alavanca para o desenvolvimento do turismo.

Serviço - Para chegar. Navios saem do porto “Açai Biruta” e “Palmeiraço” na Cidade Velha, diariamente em dois horários. Para se hospedar. O Hotel Reponta é o mais bem estruturado, mas existem outras opções.

Texto: Pedro Medina

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000