NOTÍCIAS DE PONTA DE PEDRAS
08/05/2014
Ponta de Pedras
EMATER FACILITA ACESSO DE PESCADORES ARTESANAIS DE PONTA DE PEDRAS A RECURSOS DO PRONAF.
 

Quarenta e cinco famílias de pescadores artesanais do município de Ponta de Pedras, no Arquipélago do Marajó, foram contempladas com R$ 112.500,00, oriundos do Programa Nacional de Fortalecimento à Agricultura Familiar (Pronaf), Linha B, como forma de garantir a manutenção da cadeia produtiva no município. Os recursos foram viabilizados pelo Banco da Amazônia, mediante projetos de financiamento elaborados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).

As famílias residem nas comunidades de Fortaleza I, Fortaleza II, Fortaleza III, Paraicatuba, Tijuquara, Ilhinha, Rio Ipauaçu e Urimduba. De acordo com o engenheiro agrônomo Carlos Lobato, coordenador do escritório da Emater em Ponta de Pedras, o recurso está destinado à aquisição de rede, caixa térmica, gelo e combustível. “Cada família recebe R$ 2.500,00, que ajudarão a manter a atividade, a segunda mais importante no município”, informou Carlos Lobato.

Em Ponta de Pedras, a Emater atende a 600 famílias, que têm a produção de açaí como principal atividade econômica, seguida da pesca artesanal, com as espécies pescadas, mapará, tamuatá e aracu, e ainda das culturas de subsistência (milho, feijão e mandioca).

O pescado é comercializado para o mercado local e o município de Barcarena. “Trabalhamos com a orientação para a melhoria das cadeias produtivas locais e com relação à legislação ambiental”, disse o técnico da Emater.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000