NOTÍCIAS DE PONTA DE PEDRAS
11/06/2015
Ponta de Pedras
DOM TEODORO É NOVO BISPO COADJUTOR DE PONTA DE PEDRAS.
 

 

Dom Teodoro Mendes Tavares foi nomeado, ontem, bispo coadjutor da Diocese de Ponta de Pedras, no Marajó, pelo Papa Francisco. Até então, dom Teodoro era bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém. Em um pronunciamento na sede da Fundação Nazaré, meio de comunicação da Arquidiocese, o bispo auxiliar dom Irineu Roman falou em nome do arcebispo metropolitano, dom Alberto Taveira Corrêa, que participa, em Roma, do Retiro Mundial de Sacerdotes da Renovação Carismática Católica.

A Diocese de Ponta de Pedras é administrada por dom Aléssio Saccardo, que, por causa de sua aposentadoria, teve sua renúncia aceita pelo Papa. É costume da Igreja Católica que os bispos renunciem ao cargo administrativo após os 75 anos de idade, como indica o Código de Direito Canônico.

“Dom Teodoro tem exercido de modo admirável seu ministério episcopal em nossa arquidiocese, com dedicação e competência, ardor missionário, grande capacidade de relacionamento, tendo construído com os bispos uma experiência magnífica de vida comum, cujos frutos são vistos em nosso ministério e no relacionamento com o povo de Deus”, afirmou, em pronunciamento feito de Roma, dom Alberto Taveira Corrêa. “A Diocese de Ponta de Pedras receberá um grande presente, cuja atuação, junto com dom Aléssio Saccardo, contribuirá imensamente para o bem dessa querida porção da Igreja. No dia 16 de agosto de 2015, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, iremos juntos a Ponta de Pedras, manifestando toda a nossa gratidão a dom Teodoro e num gesto de envio daquele que fez tanto bem entre nós”, completou o arcebispo.

Dom Teodoro Mendes Tavares nasceu em 7 de janeiro de 1964, em São Miguel Arcanjo - Ilha de Santiago (Cabo Verde). É membro da Congregação do Espírito Santo e foi ordenado sacerdote em 11 de julho de 1993. Estudou Filosofia no Instituto Superior de Teologia, em Braga, Portugal (1986-1987), e Teologia na Universidade Católica de Portugal, Lisboa (1988-1993). Ganhou uma licenciatura em Ecumenismo, do Trinity College, em Dublin, Irlanda (1994). Realizou seu ministério na Prelazia de Tefé como vigário paroquial e pároco em Alvarães, Uarini e Carauari (1995-1998); pároco “Bom Jesus”, chefe do Centro Profissional (1999-2011) e vigário geral (2000-2011). Foi também superior maior do Distrito Espiritana da Amazônia (2003-2011). Em 16 de fevereiro de 2011, foi nomeado bispo auxiliar de Belém e recebeu a ordenação episcopal no dia 8 de maio.

Fonte: O Liberal.

Foto: reprodução/Internet.

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000