NOTÍCIAS DE PORTEL
22/01/2014
Portel
PORTEL COMEMORA 256 ANOS DE MUITA HISTÓRIA E CONQUISTAS
 

Embora tenha como data oficial de fundação o ano de 1749, foi em 1653 que os primeiros missionários católicos da Companhia de Jesus chegaram ao local chamado pelos indígenas de Arucará e fundaram a paroquia Nossa Senhora da Luz. Diversas aldeias já habitavam a região e passaram a ser catequizadas pelos jesuítas. Depois então vieram as famílias portuguesas e assim foi sendo criado o município de Portel, que tem 25 mil KM² e é banhado pelos rios mais belos da região como o Anapu, Pacajá, Acuti Pereira camarapi.

Nessa imensidão de águas, furos e igarapés reinam uma fauna e uma flora exuberantes com fartura de peixes, bichos de casco, os quelônios, e uma imensa diversidade de árvores, plantas, flores, trepadeiras, frutas, enfim, a natureza ainda está praticamente intocável nesses altos rios, onde estão instaladas a Estação Científica Ferreira Pena, do Museu Emílio Goeldi e o Instituto Chico Mendes, o ICMbio.

Portel é o segundo maior município do Marajó, em população, cerca de 53 mil pessoas, a metade no interior, à beira dos rios e igarapés,vivendo de roças de mandioca, que se transforma em uma das farinhas mais saborosas do Pará, da pesca e do extrativismo como o açaí, palmito, madeira, etc.

A sede do município e banhada pela baia de Portel, que lança sobre a cidade uma brisa agradável e projeta praias de água límpida e areia fina muito apreciada para os banhos de final de tarde e  lazer aos finais de semana, quando a beira fica repleta de famílias, principalmente no verão.

O alimento básico da população é o conhecido e muito apreciado açaí com peixe ou carne seja de boi, porco ou de caça, que ainda é muito comum na região.

A prefeitura tem implantado diversas escolas e postos de saúde no interior a fim de diminuir o analfabetismo, a evasão escolar e melhorar a saúde da população. Todos os esforços, inclusive com o programa Mais Médicos, busca melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e oferecer uma vida mais digna àquela imensa população.

Portel é servido de diversas agências bancárias, uma razoável rede hoteleira, comércio forte, boa comida, bebida e locais de lazer principalmente a orla da cidade de frente para a baia onde venta muito, tornando as noite bem agradáveis e que atrai muitos turistas e gente de outras regiões.

Para comemorar o aniversário a prefeitura realizará, neste final de semana, uma série de eventos como corrida de rua, boxe internacional Brasil e Argentina, eventos culturais e o concorrido concurso de Rainha da Festa. De noite, shows com artistas paraenses.

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000