NOTÍCIAS DE PORTEL
25/06/2015
Portel
IBGE DIVULGA CRESCIMENTO DA MANDIOCA EM PORTEL.
 


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, aponta que em Portel, no Marajó, houve crescimento na área plantada ( em hectares) e rendimento por hectare. Em 2009, no município de Portel, que é um dos dez maiores municípios do Brasil, com mais de 25.385 Km² de área, plantava-se apenas 400ha, e colhia-se apenas 11 toneladas por hectare. Em números atuais, Portel tem área de mandioca plantada que ultrapassa os 4.000 ha, e uma produtividade de 12 toneladas/ha ( IBGE/2015)

Para o o titular da Secretaria de Desenvolvimento de Portel, Heron Macedo, esse crescimento é resultado do incentivo da Prefeitura de Portel, através da SEDE, que constantemente realiza cursos e oficinas no campo, voltados para melhoria da produção da agrícola do município.

No caso da mandiocultura, o aumento na produção é resultado da difusão de técnicas de plantio com espaçamento adequado, adubação, armazenamento, beneficiamento e controle de pragas e doenças. Além é claro da grande parceria com EMBRAPA, que viabilizou a aquisição de novas variedades de mandioca, com maiores índices de produtividade, precocidade e resistência à doenças.

"Nos últimos anos, por determinação e incentivo do prefeito Paulo Ferreira, estamos empenhados em dar orientação e otimizar o plantio e colheita da mandioca, um dos principais produtos da agricultura familiar portelense", conclui Heron Macedo.

Com informações da SEDE/IBGE

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000