NOTÍCIAS DE PORTEL
26/06/2015
Portel
EMATER REALIZA EM PORTEL O 1º SEMINÁRIO DE AGRICULTURA FAMILIAR.
 

 O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) estão mobilizandos os produtores de Portel, na ilha de Marajó, no I Seminário de Agricultura Familiar, que iniciou nesta sexta-feira, 26, e segue até domingo (28), tendo como tema central “Emater 50 anos com o agricultor, promovendo o desenvolvimento sustentável”, no auditório da Assembleia de Deus (antigo templo central), na sede do município.

Neste primeiro dia serão apresentados o processo de organização social, os Programas de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), de Alimentação Escolar (PNAE), de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), além dos créditos do Banco da Amazônia (Basa) e do Banco do Brasil, dentro do eixo temático “organização social e políticas públicas”. No segundo dia, serão discutidas dentro do eixo temático ”cadeias produtivas sustentáveis”, os Sistemas Agroflorestais (SAF’s), Manejo Florestal Comunitário e Familiar, Manejo de Açaizal Nativo, Apoio ao Manejo Florestal Comunitário em Portel, Experiências de Piscicultura em Portel, Saberes da Terra e a formatação da realização da Feira da Agricultura Familiar.

No terceiro dia serão sistematizadas as contribuições à elaboração do documento final com resultado das temáticas apresentadas de fortalecimento da organização social; acesso às políticas públicas; difusão de sistemas agroflorestais e dos manejos florestais comunitários. Segundo o engenheiro agrônomo Milton Costa, chefe do escritório local, a Emater encerrou o quadriênio 2011/2014 com números interessantes na extensão rural local, como a assistência a 94 mil famílias beneficiadas com o Documento de Aptidão ao Pronaf (DAP). Milton destaca que esses documentos permitiram o acesso também aos programas Minha Casa Minha Vida, de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Apoio à Merenda Escolar (PNAE).

Ele ressalta o trabalho da Emater como modelo nacional em assistência rural, tendo Portel se destacado na chamada pública para mulheres, na capacitação, na assistência técnica aos pequenos produtores associados, na elaboração de projetos de manejo de fruticultura, piscicultura, dentre outras ações, não medindo esforços para os trabalhos acontecerem”.

Fonte: AGPA

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000