NOTÍCIAS DE PORTEL
10/08/2015
Portel
CÍRIO DE PORTEL REÚNE MULTIDÃO DE DEVOTOS.
 

O município de Portel, o segundo mais populoso do Marajó, com mais de 50 mil habitantes, realizou, no último final de semana, os festejos do Círio de Nazaré, que começou no sábado com a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora à cidade. Milhares de fiéis aguardavam a Santa, trazida pela Guarda e entregue nas mãos do prefeito Paulo Ferreira, na frente do prédio da prefeitura.

O bispo da prelazia do Xingu, dom Luiz Azcona, foi quem tomou a Santa em suas mãos e, acompanhado da guarda, caminhou entre os fiéis que queriam ver a imagem de perto e tocar em seu manto colorido e de muitos brilhos. A Virgem foi instalada em seu andor, coberta em uma redoma de vidro e levada até a igreja matriz de Nossa Senhora da Luz, que esse ano completa seu jubileu de ouro e foi decorada com flores vermelhas e brancas e adornos em homenagem à Virgem.

Dom Azcona promoveu as bênçãos religiosas e desejou um Marajó mais justo com um povo mais bem assistido e sem tantas desigualdades sociais. De noite, houve a trasladação da imagem para a igreja do Divino Espírito Santo, onde ocorreram as tradicionais ladainhas e preces em homenagem à Santa.

No domingo, após a alvorada festiva com muitos fogos, foi realizada a missa pelo bispo dom Azcona e, em seguida, começou a procissão que arrastou uma verdadeira multidão de cerca de 20 mil pessoas nas ruas casas e comércios da cidade. Corda imensa, pés descalços, cânticos e louvores, o carros do anjos com a criançada aprendendo o fervor à Virgem, teve de tudo na procissão do Círio.

Na caminhada, parada nas comunidades de São Sebastião, Santo Antônio, São Benedito, os fogos dos marítimos e por fim a prefeitura municipal, onde ela foi homenageada pelos servidores municipais, secretários, vereadores, prefeito e vice-prefeito.

Depois, o cortejo seguiu para seu final na igreja matriz onde ela permaneceu até seguir caminho na parte da tarde para continuar sua peregrinação pelos municípios paraenses, já com vistas aos festejos do Círio da capital, em outubro.

Fonte:OLiberal

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000