NOTÍCIAS DE PORTEL
14/08/2015
Portel
FOI DADA A LARGADA DOS JOGOS ABERTOS DO PARÁ EM PORTEL.
 

 

Começaram na manhã desta quinta-feira, 13, as disputas da nona edição dos Jogos Abertos do Pará (Joapa), que está sendo realizada na cidade de Portel, na ilha de Marajó. Oito seleções e mais de quinhentas pessoas, entre atletas e dirigentes esportivos, estão participando desta fase que corresponde à quarta etapa da competição. O evento esportivo é promovido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), em parceria com as prefeituras que se propõem a sediar os jogos.

O município de Portel sedia os jogos pela primeira vez. O esquema especial de segurança, saúde, hospedagem, transporte e alimentação foi montado pela Secretaria Municipal de Esporte para atender as requisições da Seel. O reconhecimento da parceria é premiado com o troféu “Responsa”, criado especialmente para o trabalho dos gestores municipais que incentivam a prática esportiva, além de fazerem a adesão de suas equipes aos Jogos Abertos.

A cidade de Portel está mobilizada para atender os visitantes, atletas e delegações. As escolas que estão alojando os alunos estão dotadas de boa infraestrutura como salas climatizadas, banheiros e refeitórios. As aulas foram suspensas, mas não haverá prejuízo aos alunos, conforme informações dos diretores locais. Segundo a coordenadora da etapa do Marajó, professora Kátia Rocha, nenhum incidente foi registrado até o momento. As disputas seguem até o próximo sábado, 15.

Para o professor Ewerton Souza, coordenador-geral dos Joapa, o fato de Portel nunca ter sediado o evento levou o município a caprichar na recepção. O número de inscrições superou em 100% a expectativa da Seel. “Isso ratifica que os Jogos Abertos estão consolidados no calendário esportivo estadual”, disse o professor.

As próximas etapas dos Jogos Abertos acontecerão em Marituba, no período de 19 a 23 de agosto; Paragominas, no período de 2 a 6 de setembro; Itaituba, de 9 a 13 de setembro, e Castanhal, de 16 a 20 de setembro. A última fase será em Belém no mês de outubro.

As delegações presentes no Marajó são: Anajás, Bagre, Breves, Chaves, Melgaço, Ponta de Pedras, Portel e Soure. A competição é marcada por uma união entre a experiência e a juventude. O professor João Olinto Pamplona, técnico da equipe de voleibol masculino de Soure, é um dos veteranos no evento. Ele elogiou o formato da competição, mas acredita que pode melhorar e descentralizar ainda mais para poder contemplar outros municípios que ficam mais distantes da cidade polo. Pamplona também acredita que a competição seguirá crescendo dado à ferramenta da comunicação e da velocidade com que as informações são divulgadas. O professor também parabenizou a Seel pela iniciativa.

A titular da Seel, Renilce Nicodemos, enviou mensagem de boas-vindas aos atletas e desejou sorte aos participantes. “A Seel se sente honrada em proporcionar este evento que tem como objetivo o congraçamento entre os municípios”, disse a secretária, na manhã desta quinta-feira, 13.

Portel sai na frente no futebol de areia e voleibol feminino

O município de Portel saiu na frente na primeira rodada dos Jogos Abertos do Pará. No futebol de areia feminino, a vitória foi sobre a seleção de Breves, por 2 a 0. Já no voleibol feminino, a vitória foi sobre a seleção de Soure. O placar foi de 2 a 0 com parciais de 25 a 16 e 25 a 21.

A vitória, segundo o técnico de Portel, Sinoelson Barbosa da Silva, se deve ao trabalho desenvolvido com as equipes de base dentro das escolas. “Estamos trabalhado com essas estudantes há cinco anos e nossa pretensão e chegar ao título”, disse o professor, que também coordena o trabalho com a equipe masculina.

Os outros resultados desta quinta-feira, 13, foram: Ponta de Pedras 42 e Soure 22, no basquete masculino; Bagre 1 Anajás 1, no futsal feminino; Soure 5 Ponta de Pedras 4, e Breves 14 e Melgaço 9, no handebol feminino; no masculino Anajás 6 e Portel 20; Ponta de Pedras 10 e Breves 18. A modalidade de tênis de mesa estreia nesta sexta-feira, 14.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000