NOTÍCIAS DE PORTEL
14/022012
Portel
PORTEL, A ESTRELA ENCANTADA DO MARAJÓ
 

Os municípios do Marajó têm suas belezas, encantamentos e magias bem diferenciadas.

 

Portel por exemplo, próximo à Breves é uma dessas agradáveis surpresas. Rodeada pelos rios Anapu e Pacajá que tem como afluentes principais os rios Acuti Pereira, Camarapi e Campina, o município é farto em peixe como o tucunaré e caça, tem uma imensa biodiversidade (é lá que está situado o projeto Caxiuanã), e pela frente a majestosa baia de Portel cuja brisa abana a cidade durante o dia e a refresca à noite com oxigênio puro. Quando o vento é forte, chega a formar ondas brancas , os chamados “carneirinhos”. O município tem um excelente potencial turístico pouco aproveitado . A prefeitura mantém uma imensa e variada

programação cultural e de eventos; a cidade é tomada de praias de águas limpas e areia fina; os igarapés no interior são para ficar de “bubuia” o dia todo e o açai, daquele grosso e de qualidade ímpar, custa em média três reais o litro. Isso sem falar que Portel tem uma das melhores farinhas do Pará. Quer mais ? O turismo de aventura pode ser praticado em pescarias, em motos através de trilhas radicas

que sempre findam com um bom banho de rio, em caminhadas por trilhas de mata fechada onde aqui e acolá você se depara com animais da fauna e de noite pode curtir boas festas ou longas conversas à beira da baía.

 

Portel tem um excelente museu que relembra sua história, desde os povos indígenas até a ocupação por famílias portuguesas e os missionários da Companhia de Jesus com fundação da paroquia Nossa Senhora da Luz. Na frente da cidade existe uma área considerada sítio arqueológico que a prefeitura nem pode asfaltar a rua que passa sobre ela onde também está instalada a igreja velha que data de mais de cem anos.

Mas Portel tem também alguns hotéis de qualidade com suites contendo frigobar, ar condicionado, tevê a cabo e outras mordomias. Mas como o povo é muito acolhedor, se você chegar de mochila e pedir um abrigo alguém vai lhe acolher, com certeza. Um grupo de motoqueiros radicais organiza circuitos de motocross com rampas, costelas, alagados, curvas radicais, que tem sido a sensação na cidade. Mas essa é uma história que eu contarei depois.

 

SERVIÇO:

 

Portel está situado a oeste do Marajó, próximo a Breves. Viagens de barco saem dos portos São Domigos, Bom Jesus e Custódio Navegações, na Estrada Nova, às 18 h.A viagem demora cerca de 12 h mas é pura emoção e aventura.

COMUNICAÇÃO/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000