NOTÍCIAS DE SALVATERRA
11/12/2013
Salvaterra
EMATER INCENTIVA MULHERES ARTESÃS EM SALVATERRA
 

Até o início de 2014, dezesseis mulheres que vivem do artesanato na Vila de Joanes, em Salvaterra, Ilha do Marajó, serão contempladas com recursos que somam R$ 38.400, oriundos da Caixa Econômica Federal, para incentivo à atividade. Os projetos técnicos foram elaborados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) que atende as artesãs por meio de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), dentro do Plano Brasil Sem Miséria.

De acordo com a técnica da Emater, Marli da Cruz Bandeira, a estimativa é que com os investimentos – cada artesã receberá R$ 2.400 – a produção artesanal cresça em pelo menos 50%. “Essas mulheres já trabalham com o artesanato e com esses recursos poderão incrementar o trabalho com a aquisição de materiais como tinta, cola, linhas, alicates e outras peças para confecção de artigos diversos - bolsas, colares, bonecas, acessórios domésticos entre outros”, explica a técnica.

Para a produção, as artesãs utilizam sementes, madeira, cabaça, tecido, plástico e até cabeça de peixe. Como parte do atendimento, o grupo recebe capacitação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

A Emater assiste também os maridos das artesãs, que recebem assistência técnica de acordo com cada cadeia produtiva. Na comunidade, a principal atividade econômica é a pesca, seguida pelo extrativismo, com destaque para a extração do bacuri, mangaba e muruci, e a agricultura em geral, com enfoque na mandiocultura. O convênio com o MDA tem duração de dois anos e encerra em 2014.

FONTE:AGPA

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000