NOTÍCIAS DE SALVATERRA
25/04/2014
Salvaterra
GOVERNO DO ESTADO LEVA MOSTRA DE CIÊNCIA PARA A ILHA DO MARAJÓ.
 

Mais de 1.500 estudantes de diversas escolas de Salvaterra e regiões vizinhas localizadas na Ilha do Marajó visitaram a mostra Horácio Schneider de Ciência e Cultura na manhã desta quinta-feira, 24. Organizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o evento agrega diversas exposições interativas, palestras e oficinas feitas em parceria com as mais importantes instituições de ensino e pesquisa do Estado, que se unem na mostra para contribuir com o aprendizado dos estudantes locais sobre diversas áreas científicas, como Biologia, Matemática e Química.

Em Salvaterra, a mostra é realizada na Escola Estadual Salomão Matos até esta sexta-feira, 25, das 8h às 17h. “A mostra consegue estimular os professores e gestores de escolas do município para que eles comecem a disseminar conhecimento de forma diferenciada, da mesma forma como os representantes das instituições aqui presentes estão fazendo. Isso é um exemplo a ser seguido”, afirmou o secretário municipal de Educação, Naudir Modesto de Assis, durante a solenidade de abertura do evento, que contou, também, com a participação do secretário adjunto da Secti, Alberto Arruda.

Este ano, o projeto itinerante homenageia o pesquisador e vice-reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Horácio Schneider, que foi representado em Salvaterra pela professora da UFPA e coordenadora do PET Medicina e Enfermagem da instituição, Ieda Guedes, que relatou a importância do evento para o pesquisador: “Acredito que, para o professor Horácio Schneider, a mostra é a homenagem mais emocionante que ele já recebeu. Nas edições em que ele pode comparecer, vi os olhos dele lacrimejar ao se deparar com diversas crianças repetindo seu nome durante o evento. É realmente emocionante!”.

Programação

Ao todo, 24 palestras, quatro oficinas, programas de auditório e exposições ao ar livre compõem a programação gratuita da mostra em Salvaterra. “O que mais me chamou atenção foi ter visto a aplicação da energia solar, o que nos faz perceber que não existe só a energia elétrica para as coisas que fazemos nas nossas vidas”, afirmou a estudante do município, Emily Souza, de 12 anos, ao visitar a exposição interativa da mostra.

Um dos destaques da programação é a palestra “Máquinas controladas pela mente”, ministrada pelo graduando em Física da UFPA, Rodrigo Ozela. “A gente já tem uma máquina que controlamos com a mente, que é o nosso próprio corpo humano. Nós o controlamos por meio de impulsos elétricos. Mas o objetivo da palestra é elucidar sobre o Eletroencefalograma, uma máquina que consegue captar alguns sinais neurais e fazer a sua interpretação para controlar alguns dispositivos, como cadeiras de rodas e próteses biónicas”, explica o estudante.

Outro destaque para a comunidade em geral é a palestra “Ações de defesa sanitária no controle da Raiva nos animais domésticos”, ministrada pela veterinária Kelly Albuquerque, da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará). O objetivo é mostrar como acontece a Raiva nos animais, como se faz o tratamento dessa zoonose e o papel da Adepará no controle da doença. Após Salvaterra, a mostra segue para a cidade de São João de Pirabas no mês de maio, nos dias 7 e 8.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000