NOTÍCIAS DE SALVATERRA
05/09/2011
Salvaterra
III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL OCORRIDA EM SALVATERRA
 

 


 


Nesta sexta-feira ocorreu a III Conferência Municipal de Assistência Social, realizada na sede do CRAS. Um momento muito importante e esclarecedor. As 8:00 hs foi dado início o credenciamento. Em seguida houve apresentação dos grupos da Idade Ativa, da Sede e Jubim, que fizeram uma demonstração da dança de carimbó.


A Banda EMARA realizou apresentação dos Hinos Nacional e Municipal
A abertura da Conferência foi feita a partir da composição da mesa. Com a participação de Tânia Aragão Secretária de Administração, Isabel Gonçalves Vice-Prefeita, Joel Oliveira Representante da Secretaria de Educação, Sandra Dias Pte. do Conselho de Assistência Social e Cirlene Araújo Secretária de Assistência Social.

Sandra Dias Pte. do Conselho de Assist. Social
Sec. de Administração
Joel Oliveira, representante da Sec. de Educação
Isabel Gonçalves Vice-Prefeita
Após a composição da mesa, membros da Secretária de Assistência Social fizeram explanações sobre temas comuns a assistência. 


Inicialmente a Secretária de Assistência Cirlene Araújo ode fazer exclarecimentos sobre os programas e projetos que são realizados pela Secretaria, ela fez ainda uma demonstração  a partir do mapa do município que tem a localização das vilas que são atendidas por estes programas, resaltando que dentre todos o "Bolsa Alimentação" e o mais imortante por abranger todas as comunidades do município.

Em seguida a assistente social e atualmente Coordenadora do CRAS Tatiani Gonçalves, fez uma explanação a respeito dos serviços ofertados no mesmo, além disso explicou sobre a valorização das famílias através do atendimento realizado com técnicos, programas ofertados a população  e cursos que dão suporte para a família dentro do mercado de trabalho. Tatiani finalizou fazendo comparações simples sobre o que é o CRAS, um sonho, o CRAS como novo instrumento para as familias em situação de vulnerabilidade social; um desafio, trabalhar em conjunto com as políticas setoriais como Educação, Saúde e Conselho Tutelar e uma realidade, sendo construida a cada dia numa verdadeira união de esforços da Prefeitura Muncicipal de Salvaterra e da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social, para atender melhor a demanda que é encaminhada a assistência, buscando sempre a valorização dos direitos a cidadania.

Além da Assistente Social dois membros do CRAS, fizeram importantes esclarecimentos sobe o Bolsa Família, Projovem e De Olho no Futuro.
Marlene Alves coordenadora do Bolsa Família, apresentou inices de grande relevância que são atendidos hoje dentro do município, 2.150 famílias que fazem parte do Cadastro Único estão sendo beneficiadas atualmente com o Programa.

 

Karlson Lamberg orientador social, coordenador dos projetos De Olho no Futuro e Projovem, mostrou a importância destes projetos hoje, ações que trazem cidadania para o adolescente de Salvaterra. Através do Projovem eles participam de atividades socioeducativas, realizam oficinas, cursos que ampliam as opções no futuro para estes jovens. O de Olho no Futuro não menos importante fornece 40 vagas para preparação pré-vestibular, tendo levada algumas pessoas a conseguirem.

Prosseguindo a palestra Beth Assis, assistente social do CRAS, falou a respeito de Programas e Projetos que são fundamentais dentro do serviço da Assistência, são estes "Idade Ativa" desenvolvendo atividades lúdicas e culturais, além de atendimento de profissionais da área da saúde que fazem rotineiramente medição de pressão por exemplo, "PSB Infância", atendendo crianças  de 0 a 6 anos, suas necessidades em parceria com  Saúde e Educação e Assistência, e ainda apoio da Comunidade de Santa Rita. e por fim  "Mães do Amanhã", que assiste gestantes principalmente, com cursos, palestras sobre nutrição e cuidados com o bebê por exemplo. Além de proporcionar cusos para produção de enxoval que ficam em seguida com as participantes do projeto.

Maria José, assistente social da Secretária de Trabalho e Promoção Social fez esclarecimentos sobre BPC na escola, que tem por objetivo o acesso e permanência na escola, teve a adesão em 2009. Benefícios eventuais, que são de caráter provisório como auxilio natalidade, auxilio em futebol, atendimento a situações de vulnerabilidade temporária, auxilio moradia, viabilização de passagens que fazem parte da proteção básica do município. E finalizou sua palestra com o tema PETI, que visa  retirar as crianças das ruas, c que tenham até 16 anos de idade, saindo das praticas do Trabalho Infantil

Sandra Dias encerrou as falas com a apresentação sobre as funcionalidades e a atuação dos conselhos CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente  e CMAS- Conselho Municipal de Asssistência Social, em Salvaterra.


 
Após as apresentações houve pausa para o almoço e logo foi iniciada a discussão entre grupos, para a criação de porpostas ue serão encaminhadas a Conferência Estadual.
Os grupos também realizaram eleição para os novos membros do CMAS, e indicaram ainda os Delagados que irão fazer representação na Conferência Estadual, Hilario membro da Comunidade Quillombola de Caldeirão e Pr. Carlos membro da Igreja Restituição.

Hilário e Pr. Carlos
Fonte: GJA
Comunicação AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000