NOTÍCIAS DE SOURE
08/05/2014
Soure
MELHORAR O PRODUTO TURISTICO DO MARAJÓ É O NOSSO DESAFIO
 

Aconteceu ontem no Município de Soure a execução do primeiro módulo do Curso de Qualificação “Melhoria de Produtos Turísticos” que é promovido pela Secretaria de Estado de Turismo/PeqTur, junto com a Escola de Governo do Pará com apoio da Amam e Prefeitura Municipal de Soure através da Secretaria Municipal de Turismo.

O Módulo “Formatação de Produto Turístico” foi ministrado pelo Professor Francisco Carlos Souza da Rocha – Bacharel em Turismo, Diretor da TRAVE IN e atua na área do Ecoturismo, que expos sobre como analisar recursos e atrativos locais, serviços e categorias para a formatação de produtos receptivos expressivos, que correspondam à realidade local/regional e que seja adequada à clientela em potencial.

No início da explanação foi discutido o que é o turismo, os tipos de turismo: social; eco turismo; rural; esporte; pesca; aventura; náutico; sol e praia; religioso; eventos e o turismo gastronômico. Foi solicitado a cada secretário municipal de turismo do Marajó elencar os principais pontos turísticos de seus municípios gerando uma troca de conhecimento e de experiência no turismo em cada localidade. No final houve a formatação de roteiros: escolha do público alvo; seleção de atrativos: meio de transporte e guia especializado.

Hoje dia 08, pela manhã haverá visita turística aos principais atrativos da cidade de Soure e apresentação do módulo Gestão Pública do Turismo tendo como palestrante o Dr. Vanderlei Portes de Oliveira, coordenador do Prodetur da Setur, advogado, mestre em Direito Doutorando em Direito da Universidade de Coimbra. Será apresentado amanhã, 09 pelo mesmo palestrante, o módulo “Regime Jurídico do Turismo”, no auditório da Prefeitura Municipal de Soure.

Os participantes receberam informações e conhecimentos de ações de gestão do turismo e formatação de produtos, numa perspectiva de agregar conhecimentos e melhoria na qualidade e excelência dos serviços e dos produtos turísticos consolidados no Estado do Pará, mas especificamente na Ilha do Marajó. O P EQTur coordenado pela Dra. Ruth Campos tem como premissa básica oferecer aos profissionais dos diversos segmentos do turismo, uma ferramenta capaz de aumentar a eficiência, aprimorar a qualidade dos serviços prestados e ampliar sua competitividade, com vistas a integrar, favoravelmente, o produto turístico e contribuir para o desenvolvimento do setor no Estado do Pará e no Marajó.

Participam do evento, Secretários Municipais de Turismo do Marajó, (Salvaterra, Soure, Portel, Cachoeira do Arari, Santa Cruz do Ararí, Ponta de Pedras entre outros). Segundo o Secretário de Turismo de Soure, Adolfo Maia Junior, esse curso, é de fundamental importância para o Marajó.

Foi confiado a nós receber todos os secretários de turismo do Marajó e participantes deste evento que com certeza nos trará um novo modo de enxergar e executar as ações para melhoria de produtos e projetos dentro do turismo, não só para Soure, mais para todo o Marajó. Esse é o nosso desafio.

Texto: Wava Bandeira/AMAM

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000