NOTÍCIAS DE SOURE
11/12/2018
Soure
INAUGURAÇÃO DO MUSEU DOS QUILOMBOLAS DO MARAJÓ
 

Foi em meio muita festa que as comunidades quilombolas de Salvaterra lançaram, na manhã deste sábado 08, o Centro de Ciências e Saberes Quilombolas, considerado Museu Quilombola, o primeiro do norte do Brasil.

Um grupo de professores e pesquisadores da UFPa viajou de Belém, sob a coordenação da professora Rosa Acevedo, exclusivamente para participar da inauguração, que contou também com a participação de representantes das 16 comunidades, de Salvaterra, reconhecidas pela Fundação Palmares, além de representantes dos município de Soure.

Para Maria José Alcântara, idealizadora e Coordenadora do centro, o espaço servirá como suporte para a produção de conhecimento e concentração do que se tem produzido na história destas comunidades. “Não estamos aqui para sermos apenas visitados. As pessoas precisam se sentir parte deste centro e interagir com ele, da forma que achar melhor. Todos podem vir ao museu dar um pouco de si, além de levar um pouco do que temos, dos saberes, ofícios e costumes do nosso povo”, afirmou Alcântara.

Várias pessoas que foram até a comunidade de Pau Furado, participar da inauguração, anunciaram logo algumas doações, como livros, computador, impressora e outras ações como campanhas de divulgação do espaço.

Rosa Acevedo fez a entrega dos certificados, aos membros da comunidade que participaram do desenvolvimento de uma e seus projetos, neste caso o levantamento cartográfico das comunidades. “Desde que iniciei a frequentar estas comunidades em Salvaterra, não consegui mais me afastar. Desenvolvi um sentimento real de respeito e carinho por este povo que permanece até hoje” disse a pesquisadora, lembrando que ela foi a primeira a desenvolver trabalhado de mapeamento das famílias e das comunidades, que serviu de referência para a criação das associação de moradores e o registro de cada uma destas vilas junto a Fundação Palmares.

Créditos: Revista Pará +.

  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000